'Descasque Mais, Desembale Menos' participa do Laboratório de Inovação em EAN

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 30 de novembro de 2022 às 19:53

O projeto tem como principal objetivo estimular hábitos alimentares saudáveis nos alunos da Capital com ações de educação alimentar e nutricional trabalhadas em sala mensalmente

Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) em todas as escolas da rede pública, o projeto 'Descasque Mais, Desembale Menos' é uma das 59 iniciativas habilitadas para integrar o Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional (LIS-EAN). O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 28, pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (Opsan/UnB) e Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS), promotores do evento.

Os integrantes do laboratório são 10 iniciativas do eixo saúde, 36 do eixo educação, 3 do eixo assistência social e 10 experiências que têm origem em outros campos, mas que apresentam práticas voltadas à manutenção da saúde por meio da alimentação oriundas de todas as regiões do Brasil.

O projeto tem como principal objetivo estimular hábitos alimentares saudáveis nos alunos, com ações de educação alimentar e nutricional trabalhadas em sala mensalmente durante todo o ano, de acordo com a capacitação ministrada pelos nutricionistas da Semed a toda equipe pedagógica do município. “É um projeto com potencial para alcançar famílias e contribuir para que jovens e adultos sejam mais saudáveis”, considera a nutricionista da Semed Patrícia Kelly Cerqueira, uma das responsáveis pela implementação do projeto.

Patrícia acredita que a temática é de grande importância para o desenvolvimento dos estudantes. “São assuntos que dizem respeito à qualidade de vida e saúde, por isso devem ser trabalhadas de forma contínua em todo o currículo. Com a implementação do projeto, os alunos cursarão todas as disciplinas estudando alimentação saudável e nutrição”, explica.

Acerca da participação no laboratório, a nutricionista considera que é um passo importante para consolidar novos hábitos de vida e também divulgar o trabalho do município, incentivando outros gestores a implantar projetos semelhantes em suas realidades. “A gente se torna uma referência regional, com oportunidade de trocar experiências com profissionais de outras regiões, o que certamente irá enriquecer nosso trabalho”.