Descasque Mais e Desembale Menos: projeto da rede municipal de ensino conscientiza alunos sobre hábitos alimentares saudáveis

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 05 de novembro de 2021 às 11:37

Proposta proporcionou às unidades participantes um novo olhar sobre as ações de educação alimentar e nutricional

Idealizado pelos nutricionistas da Divisão de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o projeto ‘Descasque Mais e Desembale Menos’ teve seu ponto alto nesta quinta-feira, 04, no auditório da ETI Almirante Tamandaré, com a entrega da premiação às escolas que mais cumpriram o cardápio da alimentação escolar. A proposta, realizada com o objetivo de conscientizar os alunos sobre hábitos saudáveis, proporcionou às unidades educacionais da rede municipal de ensino um novo olhar sobre as ações de educação alimentar e nutricional no cardápio servido às crianças.

No primeiro momento, foi oferecida às equipes das escolas uma capacitação acerca dos hábitos alimentares saudáveis e do valor nutricional dos alimentos, além de premiações às escolas que mais se empenharam na realização da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) deste ano.

O nutricionista responsável pela alimentação escolar, Rodrigo Miranda, explicou que "a alimentação servida nas escolas públicas brasileiras segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Entre os pilares do programa, além da oferta de refeições saudáveis aos estudantes de toda a educação básica, está a inserção de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no processo de ensino e aprendizagem que perpassa pelo currículo escolar, contribuindo com a formação de hábitos alimentares saudáveis por parte dos alunos.”

De acordo com a nutricionista da (DAE/Semed), Patrícia Kelly, inicialmente, 16 escolas participaram efetivamente das ações do projeto, cumprindo as propostas, enviando relatórios e todas as evidências que comprovaram o cumprimento das metas estipuladas. "Este é o primeiro ano do projeto, que teve início em maio e findou-se com a culminância hoje, premiando as três escolas que mais cumpriram o cardápio da alimentação escolar, além de garantir o certificado às demais unidades participantes.”

Quem também esteve presente no evento e parabenizou as escolas pela iniciativa, foi a secretária municipal de Educação, Cleizenir dos Santos, que avaliou como positiva a participação das escolas. "A promoção dos bons hábitos alimentares implica significativamente na qualidade de vida das nossas crianças, e sabemos que se eles aprendem ainda na infância, dentro da escola, o exemplo se arrasta por toda a vida."

Premiação

Três unidades educacionais se destacaram na educação alimentar e nutricional durante a execução do projeto e conquistaram o 1°, 2° e 3° lugar, com direito a premiação em dinheiro para a escola. As demais unidades receberam certificado de participação.

Escolas premiadas:

1° lugar - Cmei Paraíso Infantil - R$ 2.500,00