Dezembro Vermelho: Escola Municipal Maria Júlia recebe palestra educativa sobre HIV/AIDS

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 06 de dezembro de 2019 às 16:22

Palestras, testes rápidos e diversas atividades serão realizadas no mês de combate à AIDS


A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Coordenação Técnica das Doenças Infectocontagiosas, realizou na manhã desta sexta-feira, 6, atividades pedagógicas na Escola Maria Júlia, situada no Jardim Aureny III. A atividade foi direcionada para adolescentes, por meio de rodas de conversas, palestras educativas e preventivas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV/AIDS.



Para a residente da área Técnica Infectocontagiosa e palestrante do evento, Ana Paula Barbosa de Brito, o público jovem interage bem nesse tipo de evento. “Eles têm interesse no assunto, participam e recebem o conhecimento de forma rápida. Atualmente o público jovem é o mais afetado pelas ISTs e o número tem crescido entre os adolescentes.  Por isso, buscamos parcerias com as escolas para tentarmos fazer essas ações sempre que oportuno para falar também sobre gravidez na adolescência”, reforçou a profissional.  



O SUS oferece gratuitamente nos Centros de Saúde da Comunidade (CSC) testes para diagnóstico do HIV, sífilis e hepatites virais. No Brasil, existem dois tipos de testes: os exames laboratoriais e os testes rápidos.



Confira a programação do Dezembro Vermelho



Segunda-feira, 09 - Ações de testagem rápida e palestras de educação em saúde para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde.



Terça-feira, 10 - Equipe da área técnica da Semus realizará testagens rápidas e palestras na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP) para todos os seus profissionais. 



Quinta-feira, 12 - CSC Laurides Milhomem (Aureny III) e área técnica realizam blitz educativa do ‘Dezembro Vermelho’ na avenida da estação do Aureny III, com entrega de folders e preservativos, tiram dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis e também falam sobre os testes rápidos que são disponibilizados no centro de saúde.



Sexta-feira, 13 - Ação em Saúde na Praça da Estação do Aureny III, com testes rápidos, entrega de folders e de camisinhas.