Dia D da Pessoa Idosa tem atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 10 de outubro de 2019 às 12:26

Foram realizadas várias atividades durante toda a programação, e os idosos receberam também a caderneta da Pessoa Idosa

Em celebração ao Dia Mundial do Idoso que ocorre no dia 1° de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou o Dia D da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira na Capital, na manhã desta quinta-feira, 10, no Parque da Pessoa Idosa.

O evento contou com uma palestra sobre envelhecimento da professora doutora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Daniella Pires Nunes, onde foram abordados vários assuntos como envelhecer bem e qualidade de vida. Na ação, os idosos ainda puderam aferir a glicemia capilar e a pressão, além de praticar atividades físicas e a entrega da Caderneta da Pessoa Idosa para os usuários.

A aposentada Venecy Pereira dos Santos tem 71 anos e é natural de Arraias, e mora em Palmas desde 2012. Ela conta que ao chegar à Capital participou das atividades do parque e hoje está animada com esses eventos voltados para a saúde que melhoram sua qualidade de vida. “Hoje já fiz Lian Gong, e foi a primeira vez que o exercício, e achei espetacular, quero continuar fazendo e vou aderir à prática desse exercício na minha vida. O parque pra mim hoje está colorido com a interação de tantas pessoas, como eu gosto de chamar nós idosos, desses jovens de cabelos brancos. É muito bonito você ver que as pessoas aderem ao conteúdo e o contexto de um lugar, porque aqui no parque é um lugar muito aconchegante e acolhedor”, enfatizou Venecy.

Ela ainda conta que no Parque da Pessoa Idosa sente que faz parte de uma família e que os servidores sempre são solícitos e atenciosos.  “A gerente do parque é como se fosse a minha filha, é uma menina que eu amo de paixão. Ela sempre fala para mim, que ao me abraçar, deseja ser igual a mim quando estiver na minha idade. Estou gostando muito de tudo aqui hoje.”

A aposentada de 62 anos, Aldaires de Sousa Galvão, contou que atividades como essa melhoraram a saúde dela e de vários idosos que recuperaram a autoestima. “É gratificante, pois estamos tentando manter a nossa saúde, procurando melhorar nossas condições de vida, para nosso corpo e para nosso bem estar, essa é uma programação que me faz erguer a cabeça e sair de casa, é animadora, eu sinto minha autoestima melhor quando eu venho para os eventos do parque. Muitas pessoas aqui superaram a depressão, às vezes por se sentirem jogados em escanteio pela família, e isso é ótimo, esses programas são maravilhosos.”

Para a responsável Técnica da Saúde do Idoso, Taísa Souza Ribeiro, um dos principais pontos do evento será a reapresentação da caderneta do Idoso, para que assim o acompanhamento da saúde do usuário melhore.  “A intenção dessa ação hoje é para que possamos dar o pontapé inicial na melhoria e na atenção mais especializada para a saúde dos nossos idosos, nós estamos com várias propostas para a população idosa, e hoje viemos promover essa ação com eles, de atividade física, aferição de pressão arterial, glicemia capilar”.

Taísa disse ainda que uma das intenções foi apresentar a caderneta da pessoa idosa a eles.  “Nós queremos reimplantar a caderneta no município para melhorar a qualidade em relação a saúde dos nossos idosos e conseguir identificar essa população, suas principais fragilidades e o que eles precisam mais da nossa atenção em saúde assim conhecendo melhor a população idosa”, explicou a responsável técnica.