Dia D de vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado, 19, nos Centros de Saúde de Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 19 de outubro de 2019 às 13:21

Vários centros de saúde abrem neste sábado para atender as demandas de vacinas de sarampo dos usuários

Os Centros de Saúde da Comunidade (CSC) de Palmas estão com uma programação especial para as atividades da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, com atendimentos das 8 até às 17 horas. O grande foco da campanha, além de vacinar contra o sarampo, é regularizar os cartões de vacina, principalmente das crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos.

Para a dona de casa e usuária do CSC Laurides Milhomem, Bruna Kelly Santiago, mãe da Agatha Vitória, de 2 anos, a proposta de poder atender a população aos sábados é muito importante para os pais conferirem o cartão de vacina da crianças. “Eu estou com as vacinas regularizadas da minha filha, mas eu pude vir conferir com mais calma com os profissionais, e isso é importante para mim, essa chance de vir aos sábados para os pais que ainda não conseguiram conferir ou vacinar os filhos, achei muito boa a iniciativa”.

Darlene Amorin é estudante e dona de casa e também usuária do CSC Laurides Milhomem, ela estava acompanhada da sua filha de apenas 9 meses, Isabela Amorin, ela conta que essa é a oportunidade para quem que não tem tempo durante a semana de poder vacinar as crianças. “Então, eu vim regularizar o cartão de vacina da minha menina, e eu gosto de vir pela manhã pois, não tem tumulto e eu posso ficar mais tranquila sem filas, eu gostei muito, e para quem trabalha ou não tem tempo por causa das filas durante a semana é muito bom, o atendimento é muito bom da minha unidade”, explicou.

A enfermeira da Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Araújo, enfatiza que devido a situação epidemiológica do País essas ações são de extrema importância para imunizar os mais vulneráveis. “Como o grupo de maior incidência do sarampo são as crianças, foi o primeiro grupo a ser escolhido para essa estratégia de intensificação. Nós estamos em um momento que as crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos serão chamadas aos postos de vacinação para a gente avaliar o cartão de vacina e se necessário realizar a vacinação, hoje todo Brasil está envolvido nessa ação”, reforçou ela.

Etapas

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo 2019 é dividida em duas etapas. A primeira, voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos acontece até 25 de outubro. Já a segunda etapa será de 18 a 30 de novembro, para vacinação de jovens e adultos na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, sendo que no dia 30 de novembro acontece o Dia D de vacinação dessa segunda etapa.

Confira os locais de vacinação no Dia D

Das 8 às 17 horas

- CSC Arno 41 (403 Norte)

- CSC Francisco Júnior (Arso 41 / 403 Sul)