Dia da Imunização: estagiários passam por experiência em salas de vacinas de unidades de saúde da Capital

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Ascom/Fesp | Publicado em 09 de junho de 2022 às 11:33

Rede Municipal de Saúde conta com 845 estagiários por meio de convênio com a Fesp

Comemorado nesta quinta-feira, 09 , o Dia Nacional da Imunização é um alerta sobre a importância das vacinas na vida do indivíduo e da coletividade, a fim de prevenir doenças e infecções. Para isso, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) dispõe de Salas de Vacinas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e os estagiários da área de saúde de instituições de ensino conveniadas com a Fundação Escola de Saúde de Palmas (Fesp) colaboram nestes cenários.

É o que pode ser conferido durante visita técnica de acompanhamento a campos de estágios realizada nessa quarta-feira, 08, pela coordenadora da Divisão de Ensino e Trabalho da Fesp, Renata Collicchio, acompanhada da assessora técnica e pedagoga Luzia Santos Galvão. A Rede Municipal de Saúde conta com 845 estagiários, por meio de convênio com a Fesp, e a estudante do curso Técnico de Enfermagem da Escola Estadual Frederico Pedreira, Hilzinete Barbosa, é uma delas.

“Já passei por outros setores aqui na unidade, como a sala de tratamento, e agora estou na sala de vacina. Aqui ajudo a registrar as vacinas, verificar os lotes e lançamento no sistema. Tem sido uma experiência muito boa”, disse a estagiária, que atua na USF da Arno 44 (409 Norte), e colaborou na atualização do cartão do pequeno Arthur Costa de 1 ano e 6 meses, sob a supervisão do responsável técnico da Sala de Vacina, João Carlos Ribeiro.

Na ocasião, o pequeno recebeu quatro vacinas: tríplice viral, Influenza, varicela e a tríplice bacteriana DTP que protege a criança contra a difteria, tétano e coqueluche. “Gosto sempre de manter o cartão dele atualizado, mas infelizmente ele teve um problema de saúde e acabamos perdendo o prazo correto que era maio. Mas graças a Deus meu filho está bem, e hoje estamos aqui para colocar as vacinas dele em dia e evitar outras doenças”, destacou a mãe do Arthur, a dona de casa, Aldeniza Costa.

Estágio supervisionado

Atualmente a Fesp conta com 15 instituições públicas e privadas conveniadas para desenvolver estágio nas unidades de saúde, tanto de nível superior como médio - Técnico de Enfermagem. Os campos de estágios envolvem estudantes de diversas áreas da saúde, como Enfermagem, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Serviço Social, Educação Física, Medicina Veterinária, Técnico de Enfermagem, dentre outros. “A distribuição dos estagiários é feita de acordo com a demanda das unidades educacionais, e o dimensionamento na rede é organizada pela Semus com o apoio da Fesp”, explicou a coordenadora Renata.

Monitoramento

O estágio é monitorado de perto pela Fesp por meio de visitas técnicas de acompanhamento, realizadas semanalmente pela Divisão de Ensino e Trabalho, em que são conferidos ítens como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), cumprimento do plano de atividades, assiduidade, proatividade, responsabilidade, pontos que foram constatados na USF da Arno 71 (603 Norte). “O estágio tem uma potencialidade grande, pois nos ajuda muito em diversas ações integradas, principalmente na área do PCCU [exame preventivo do câncer de colo do útero]”, reforçou o coordenador da USF, João Batista Apoliano.

Vacinadores capacitados

Em março deste ano, os aplicadores de vacinas das unidades de saúde da Capital passaram por capacitação por meio da Fesp com foco na atualização da caderneta de vacinação, atendimento ao usuário e melhoria de indicadores de cobertura vacinal.