Dia da Mulher - Acolhimento e amparo marcam o trabalho de gestora na Atenção Básica da rede municipal de Saúde

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 10 de março de 2021 às 19:34

Terceira reportagem da série dedicada ao Dia da Mulher tem como personagem a diretora de Atenção Básica, Terezinha Teles

“Nossa equipe, todas nós mulheres trabalhando aqui para as pessoas, somos inspiradas pelo acolhimento. Agora mais do que nunca precisamos acolher umas às outras, acolher as pessoas que procuram o SUS”. Com esse depoimento a diretora de Atenção Básica do Município de Palmas, Terezinha Teles, definiu o trabalho que executa, especialmente neste período de pandemia. A diretora é a personagem da terceira reportagem da série dedicada ao 8 de março – Dia da Mulher, em homenagem ao gênero e suas lutas.

Como diretora da Atenção Básica da Capital, Terezinha é encarregada de chefiar cerca de 1.800 servidores de 34 unidades de saúde. Pedagoga e também bacharel em Direito, nossa personagem conta que mesmo quando atuava em outras áreas de trabalho sempre esteve envolvida com a saúde, seja prestando assistência ou em contato direto com pacientes. Por isso, o trabalho como diretora da Atenção Básica é um sonho realizado. “É uma área que eu gosto de estar envolvida, é onde eu gosto de estar, eu quero que as pessoas tenham um atendimento digno e de qualidade”, afirma, acrescentando que em sua opinião a atenção básica é “acolhimento, e essa é a palavra que tem me definido, tanto no trabalho quanto na vida, acaba que o trabalho é um reflexo do que você é, do que você quer fazer”.

Para Terezinha, um dos desafios da rotina é estar com suas filhas. “Eu sou mãe, mãe sempre quer estar perto das filhas, mesmo as minhas já sendo adultas, não importa a idade, eu sei que elas precisam de mim, assim como eu preciso delas”. Ela explica que muitas vezes é necessário pensar sobre si mesmo para conseguir lidar com situações difíceis. “Quando você trabalha tanto para poder amparar e acolher a população você também percebe que você mesma ou as pessoas que você ama, também precisam de amparo.”

A diretora conta ainda que sente falta de estar em contato com a natureza, que é a sua forma de repousar a mente. “Eu gosto de visitar a minha roça, é o meu descanso”, bem humorada ela fala que a dedicação no trabalho é essencial neste momento e que tem deixado de lado por enquanto o seu hobby. “Eu gosto de estar na natureza, me acalma, faz muito bem, é uma coisa que precisamos valorizar também, todos precisamos.”

As profissionais da série de reportagem sobre o Dia da Mulher representam as trabalhadoras da rede municipal de saúde, que buscam, assim como Terezinha acolher os usuários, e na vida pessoal e no exercício de seu trabalho buscam ser respeitadas e reconhecidas.