Dia das Mães será celebrado com ações em unidades de saúde

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 09 de maio de 2019 às 11:10

Centros de Saúde irão promover atividades de entretenimento e de cuidados com a saúde

Em comemoração ao Dia das Mães, celebrado no próximo domingo, 12, alguns Centros de Saúde da Comunidade (CSCs), irão promover atividades de entretenimento e de cuidados com a saúde, direcionadas para as mães usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e também para as profissionais que atuam nas unidades.

Com objetivo de reunir as mães acolhidas na unidade, a equipe do CSC Loiane Moreno (Arse 24), fará um delicioso café da manhã, nesta sexta-feira, 10, com palestra sobre Qualidade de Vida, momentos de troca de experiências entre as mães e distribuição de brindes. Toda a programação faz parte do projeto ‘Mães Unidas’ desenvolvido pelo Centro de Saúde há mais de sete anos.

A trabalhadora do SUS, Maria Aparecida, que trabalha no CSC Loiane Moreira conta como surgiu a ideia de criar o grupo ‘Mães Unidas’, ação idealizada por ela e implementada com a ajuda de todos os profissionais do centro. “O grupo é composto por mães que vivem situações diversas na vida. Nos reunimos para conversar, contar sobre projetos, as dificuldades, compartilhar os problemas de saúde e também do dia a dia”, explica acrescentando que o grupo têm crescido a cada ano e também ajudado a muitas mães a lidar com as adversidades do dia a dia.

Amamentação

No CSC Novo Horizonte, a programação será na segunda, 13, com o grupo de gestantes atendidas pela unidade. A roda de conversa sobre a importância da amamentação começa às 14 horas, com a participação especial do Banco de Leite Humano de Palmas e deve reunir pelo menos 20 mães.

No CSC da 405 Norte, as comemorações aconteceram nesta quarta, 08, com foco na promoção da qualidade vida das usuárias que fizeram alongamento, aferiram a pressão e a glicemia e ouviram sobre cuidados com a saúde no dia a dia, entre outras atividades.

Já os CSCs da 508 Norte e Hermes Damaso (Setor Sul) e o Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde Dr Eduardo Medrado (Amas) farão nesta sexta, 10, um momento de confraternização com as mães servidoras.