Dia do Assistente Social é comemorado com muito trabalho durante pandemia da Covid-19

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Deni Rocha | Publicado em 15 de maio de 2020 às 16:28

Data é celebrada com tema que leva trabalho à toda população vulnerável

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) comemora, nesta sexta-feira, 15, o Dia do Assistente Social com o tema ‘Trabalhamos em vários espaços sempre com a população’, que destaca o reconhecimento e valorização da profissão, que ganha evidência neste contexto da pandemia da Covid-19, uma vez que a categoria vem sendo chamada e até mesmo convocada para prestar socorro à população.

Em Palmas, o assistente social tem como objetivo principal atuar diretamente nas políticas sociais com o compromisso de defender e garantir os direitos da população, atuando em diferente frentes como saúde, educação, habitação, previdência social, conselhos e no combate à situação de vulnerabilidade. Esses técnicos, sejam da Secretaria de Desenvolvimento Social, Saúde, Habitação ou outras, são responsáveis, dentre suas atribuições, pelo trabalho de busca ativa onde são identificados aqueles que de fato estão em vulnerabilidade social.

A  gerente do Cadastro Único (CadÚnico) e Programa Bolsa Família, Terezinha Milhan destaca que toda equipe da assistência social parabeniza os assistentes sociais que estão à frente de serviços essenciais como assistência e saúde. “O momento é de muita entrega pessoal, muita dedicação àqueles que necessitam dos nossos serviços nessa hora tão difícil”, declarou, ressaltando que durante a pandemia da Covid-19, eles mudaram as estratégias de atendimento, realizando via telefone, por meio de entrevistas e colhendo informações no CadÚnico e outros órgãos para embasar todos os documentos necessários nesse período.

Terezinha disse ainda que os técnicos assistentes sociais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estão atendendo famílias em necessidades urgentes com cestas básicas e kits gestantes. “Esses documentos direcionam esses kits a quem realmente precisa e estão sendo entregues pela equipe de técnicos dos Cras nas residências, para que os beneficiários não tenham que sair de casa”, disse lembrando o quanto é gratificante para o profissional de serviço social  realizar seu trabalho amenizando um pouco as dificuldades de outras pessoas.

O assistente social do Cras Taquari, Giuliano Santiago, elencou de modo geral que o assistente social atua na mediação entre as políticas públicas e os usuários dos serviços públicos, com atendimentos individuais e coletivos, com articulação entre as várias políticas, atuando na garantia do acesso aos direitos sociais e exercício da cidadania. O Cras Taquari conta com o suporte técnico das assistentes sociais Marcivânia Silveira e Zullene Santana Parente.

“Realizamos atendimentos individuais, estudo social, emitimos parecer social para acesso e garantia dos direitos como saúde e previdência social e habitação, além de acompanhamento à família com visitas domiciliares e institucionais, temos uma intervenção no âmbito coletivo com palestras, rodas de conversa, oficinas temáticas e outros. Prestamos orientações e encaminhamentos aos usuários”, disse.

Santiago ressalta ainda que no contexto da pandemia a demanda aumentou muito devido à crise sanitária e econômica. “Tivemos um grande aumento na demanda de benefícios eventuais como cesta básica, e está começando a aumentar a demanda de auxílio funeral. Como trabalhamos na linha de frente diretamente no atendimento das famílias em vulnerabilidade social estamos expostos com um grau maior de risco de contágio do novo coronavírus, mas continuamos firmes na oferta de bens e serviços públicos para os mais vulneráveis”, concluiu informando que todos esses procedimentos são realizados seguindo as orientações dos Conselhos Federal e Regional de Serviço Social, (CFESS e Cress-TO).