Dia do Circo é celebrado no Cmei Príncipes e Princesas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 28 de março de 2019 às 15:32

Os momentos de descontração e muito aprendizado tem nova apresentação  às 16 horas, na sede do Cmei localizado na quadra Arne 12

“Eu entendo que a educação das crianças é um processo-chave para o desenvolvimento da humanidade e que para essa educação acontecer, a gente precisa dos indivíduos, das famílias estruturadas dando essa base, a escola dando essa base, e dessa parceria comunidade/escola e eu me enxergo nesse papel enquanto comunidade, de contribuir com esse processo de educacional”, com essa motivação a integrante do grupo Mãeria, Maria de Lima, dedicou parte do seu tempo, na manhã desta quinta-feira, 28, para celebrar o Dia do Circo – registrado em 27 de março – junto aos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Príncipes e Princesas.

Os momentos de descontração e muito aprendizado tem nova apresentação  às 16 horasna sede do Cmei localizado na quadra Arne 12.

Embalados por muitas brincadeiras interativas, musicalidade e contação de história, as crianças receberam lições de valores como a importância da família, do respeito, do amor ao próximo e a natureza, aprenderam a conhecer o próprio corpo por meio de gestos e sons e a soltar a imaginação. A atividade promovida nesta manhã é parte integrante do projeto O Grande Circo Místico, que está sendo trabalhado com os alunos durante o semestre letivo e visa estimular a criatividade e o raciocínio da criança, além de preservar e estimular a tradição da família e da arte circense.

Segundo Maria, a ideia principal do evento, além de celebrar o Dia do Circo, foi levar para as crianças uma perspectiva de valorização da cultura e da arte tocantinense, mostrando elementos da cultura do Tocantins e da natureza. “Nas apresentações a gente fala do coco babaçu, da bacaba, do banho de rio, e a gente está sempre brincando, porque a ideia do projeto Mãeria é trazer à tona a criança interior dos pequenos e dos adultos, e é uma alegria está aqui no Cmei trazendo um pouco disso, tanto como mãe, porque tenho um filho estudando aqui, como parte da comunidade, para contribuir com esse processo”, afirmou.

O encantamento e a magia circense fizeram os olhos do pequeno Mateus Oliveira brilharem ao falar da experiência vivida no circo. “Foi muito legal ir no circo e ver o palhaço que era muito engraçado e também ver o trapezista fazendo cambalhotas no ar”, falou.

Mateus disse ainda que as atividades do projeto O Grande Circo Mistico que está sendo trabalhado na sala de aula o ensinaram a “acreditar em você mesmo para fazer mágica acontecer”.