Dia do Enfermeiro celebrado nesta quarta, 12, relembra a importância da profissão na rede de Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 12 de maio de 2021 às 12:43

Na Semus são 255 profissionais trabalhando para acolher, atender, além de oferecer outros serviços para a população

Nesta quarta-feira, 12, é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, uma profissão essencial e atuante na Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Na rede municipal são 255 profissionais trabalhando para acolher, atender e oferecer vários outros serviços para a população. Nesta situação de pandemia o trabalho dos enfermeiros se intensifica para que todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acessibilidade aos seus serviços.

Uma das enfermeiras da Semus, a servidora que atua no Ciclo de Vidas, Erizângela Amorim conta que seu aniversário é comemorado no mesmo dia que relembra a importância da sua profissão. “Eu me formei com 41 anos, hoje tenho 42, e estou na rede desde novembro do ano passado e é muito gratificante agora estar nesta área, não importa quando você começa o importante é se dedicar ao que você ama.” A enfermeira relembra que ao iniciar o curso descobriu que fazia aniversário no Dia do Enfermeiro. “Um sinal de que escolhi o caminho certo", disse emocionada.

Uma das estratégias da Semus foi apoiar os acadêmicos de enfermagem do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) na vacinação contra Covid-19 na Capital. Heloísa Xavier é uma das estudantes da universidade e conta como esse apoio tem sido importante para os acadêmicos. “É muito gratificante para todos nós estudantes formandos que fazem parte dessa ação de imunização, além de podermos contribuir com a sociedade conseguimos completar uma etapa importante na finalização do curso.”

A estudante relata como foi simbólico e recompensante para ela administrar a vacina da sua mãe no dia 4 de maio. “Minha mãe tem 61 anos e quando a ampliação da Semus chegou até ela nós duas ficamos empolgadas, e eu fiz questão de ser a aplicadora do imunobiológico”, ressaltou.

A data alusiva é sobre não só importância da enfermagem e de todos os seus profissionais, mas tem também seu protagonismo nas diversas ações da rede e um papel fundamental ao enfrentamento do novo coronavírus.