Dia do Gari: Palmas tem 320 trabalhadores atuando na coleta, varrição e condução de caminhões de coleta de lixo

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 15 de maio de 2021 às 12:02

Conheça um pouco do trabalho desses profissionais tão importantes para manutenção de serviço essencial para a cidade

Para atender Palmas, mesmo em meio a uma pandemia, 320 trabalhadores se empenham diariamente para garantir manutenção e destinação adequada de resíduos sólidos. São coletores, motoristas e varredores de rua que, neste domingo, 16, Dia do Gari, recebem o agradecimento da Prefeitura de Palmas pelo empenho e zelo pelo trabalho prestado à Capital.

Um desses trabalhadores é Édipo de Menezes Macêdo, 30, trabalha há seis anos como coletor. Ele diz que gosta do trabalho e da equipe com quem divide o dia. "Tenho muita gratidão pelos colegas de trabalho e por ter esse emprego. Acredito, sim, no valor da nossa profissão porque não existe máquina que faça o que fazemos. Se eu puder fazer um pedido é por mais respeito e valorização da nossa profissão. A gente sente isso quando encontra pessoas cuidadosas com o lixo que descarta", disse Macêdo.

"Todos esses profissionais desempenham um ofício de extrema importância e merecem respeito pelo trabalho essencial à sociedade e de grande valia para qualidade de vida e saúde de todos nós. Valorizar os garis é colaborar com o trabalho deles", lembra o secretário da Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Antonio Trabulsi.

Em Palmas, a média diária de resíduos sólidos recolhidos pelo serviço de coleta urbana é de cerca de 250 toneladas. Todos esses resíduos são destinados ao Aterro Sanitário Municipal, referência na gestão de resíduos sólidos no Tocantins. Depositar em lixeiras e contêineres o lixo doméstico em sacos bem fechados e em horário próximo à passagem do caminhão coletor são formas de colaborar com o trabalho desses profissionais.

Para saber mais sobre o assunto, acesse:

- Conhecer o itinerário dos caminhões de coleta de lixo ajuda a manter Palmas mais limpa

- Recolher lixo descartado em condições irregulares custou ao Município em um ano R$ 550 mil