Dia do Servidor: mais de 30% do quadro funcional da Prefeitura de Palmas possuem nível superior

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 28 de outubro de 2021 às 10:24

Política de valorização do município permite ascensão na carreira, por meio de programas próprios, na busca por um serviço público de qualidade

Atualmente, a Prefeitura de Palmas mantém, em seu corpo de servidores, mais de 11,6 mil funcionários, dos quais 35,36% possuem ou estão cursando nível superior, segundo dados da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplag). Essa realidade revela o investimento do servidor e o incentivo do Município na busca pela profissionalização de carreira um serviço público de qualidade. E esse desenvolvimento do capital intelectual é uma das razões para se comemorar neste Dia do Servidor Público.

Com planos de carreiras bem estruturados, a política de valorização do servidor efetivo permite a ascensão, por meio dos programas próprios do Município oferecidos pelo Instituto 20 de Maio (IVM) e pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

No total, a Prefeitura conta com um quadro de funcionários formado por 64,72% de mulheres e 35,28% de homens e com média de idade de 41 anos. Funcionários que já concluíram um curso superior representam 32,69%, enquanto que 2,67% ainda vão concluir o ensino universitário. Dos profissionais que concluíram o nível superior, 0,22% já possui algum nível de pós-graduação, sendo que destes 0,01% chegou ao doutorado.

Profissionais de nível médio correspondem 46,09%, sendo que 44,23% já concluíram e 1,86% se encontra em fase de conclusão. Ainda entre os profissionais com nível médio, 2,73% têm formação técnica e 0,18% é tecnólogo. Apenas 15,44% são servidores de nível fundamental, com 7,34% tendo concluído esse nível de ensino e 8,10% em fase de conclusão.

Além de manter programas próprios de qualificação profissional com o IVM e a Fesp, a política de valorização do servidor também incentiva a progressão na carreira, por meio do estudo em universidades e instituições de pós-graduação, com mestrado, doutorado e Master of Business Administration (MBA), que são condições para que se possa progredir.

Ainda para incentivar a qualificação contínua, a administração mantém os planos de carreiras, que preveem o progresso horizontal, conseguido a cada ano de desempenho de suas funções, e o vertical, conseguido por meio de capacitações adquiridas a cada período de cinco anos, que acrescentam percentuais fixos de bonificação ao salário base.

Outra forma de progredir na carreira é por titularidade, que é quando o servidor alcança o nível de mestre, doutor ou pós-doutor. E, ainda, por escolaridade, quando o servidor que ingressou no serviço público municipal como nível fundamental e ascende ao nível médio, ou do nível médio para o superior.

Vantagens

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Humano de Palmas, Eron Bringel, lembra que a carreira no serviço público tem vantagens asseguradas que não são garantidas pela iniciativa privada, a exemplo de salários equiparados entre homens e mulheres, além das mesmas condições de qualificação e ascensão profissional. “Prova disso é que, em nossos quadros, temos quase o dobro de mulheres admitidas e muitas destas em cargos de comando, como secretárias municipais, superintendentes, diretoras, gerentes, coordenadoras, dentre outros”, enumerou.

Bringel disse também que o incentivo ao servidor municipal para a qualificação é uma das metas principais da gestão. “Quanto mais saber e qualificação nosso servidor adquire, melhor é o trabalho desenvolvido por ele em prol da população, que é meta de toda gestão. Pensando nisso, a prefeita Cinthia Ribeiro determinou que nosso programa de desenvolvimento humano oferecesse oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional ao corpo funcional da Prefeitura de Palmas.”

Além da qualificação profissional, estabilidade e progressão na carreira, os servidores ainda contam como benefícios para o serviço público, como salários que obedecem à política nacional de pisos e remunerações, férias remuneradas de 30 dias e o regime de previdência própria, que no caso de Palmas é mantido por meio do Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Palmas (Previpalmas).

Para o superintendente de Desenvolvimento Humano, Francisco Costa, investir no desenvolvimento do servidor significa valorizar o patrimônio mais importante do município. “É importante que a gente consiga equipar a administração municipal da forma mais moderna possível. Mas, é ainda mais importante que nossos servidores estejam qualificados e satisfeitos para que Palmas possa colher os frutos de todos os investimentos”, destacou.

Exemplo

A inspetora Sandra Letícia Thomazi Bordin, de 44 anos, que se diz muito feliz em sua profissão na Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), onde já progrediu na carreira, é um exemplo de que o servidor pode se atualizar e acumular experiências profissionais e pessoais que considera ser gratificantes.

“Entrei na GMP em 1998, por meio de concurso público, como guarda Classe A. Desde então, já fui promovida, em minha carreira, quatro vezes, subindo para as classes B e C; depois para subinspetora e inspetora”, pontua Letícia.

Além das promoções próprias da carreira de guarda, ela também foi nomeada superintendente da Guarda Metropolitana em 2020 e, antes, já havia assumido a gerência do gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), bem como a coordenação do Programa Guardião Escolar. “No Guardião, permaneci como coordenadora por quase dez anos”, contou.

Letícia é uma entre tantos servidores e servidoras municipais que tiveram oportunidade de se atualizar e crescer em suas carreiras, participando de cursos e capacitações oferecidos, tanto pela Prefeitura de Palmas quanto por instituições externas.

“Fiz o curso de aperfeiçoamento de Guarda, cursos de tiro, de procedimento operacional padrão, além de alguns cursos na área de segurança, em parceria com órgãos externos à Prefeitura e Palmas, a exemplo do Ministério da Justiça e do Governo do Estado do Tocantins”, enumerou.

Pelo IVM, ela diz que, além de já ter participado dos cursos oferecidos, também faz parte do corpo de instrutores do órgão. Em novembro, a inspetora vai ministrar um curso sobre cerimonial, protocolos e eventos públicos.

Letícia considera a carreira da Guarda Metropolitana de Palmas muito bem estruturada, com planos de cargos e salários que possibilitam o crescimento do servidor.  “A gente sempre almeja e deseja o melhor para nossa carreira. A Prefeitura de Palmas permite que o servidor cresça, mas cada carreira tem suas especificidades, em algumas as promoções são possíveis, outras não”, destaca. “Mas percebo que o corpo efetivo tem os seus planos de cargos e salários, tem progressões e a gestão respeita os direitos dos servidores, embora ainda existam alguns passivos que estão sendo resgatados”, avalia.

A servidora também aproveita a oportunidades para prestar homenagem a todo corpo funcional do município que contribui para um atendimento de excelência ao cidadão, razão de ser da administração pública. “Hoje é um dia especial, dia de homenagear os servidores públicos, especialmente os trabalhadores da Prefeitura de Palmas: homens e mulheres que contribuem com o desenvolvimento da nossa cidade. Nossa gestão não só parabeniza a categoria, como também valoriza, incentiva e reconhece esta importante força de trabalho. Na oportunidade, agradeço ao empenho de cada servidor”, destaca.

Quadro

Fique sabendo

Total de Servidores 11.692

35,28% Homens

64,72% Mulheres

Média de idade 41 anos

Escolaridade

44,23% Ensino Médio Completo

1,86% Ensino Medio Incompleto

32,69% Ensino Superior Completo

2,67% Ensino Superior Incompleto

8,10% Ensino Fundamento Incompleto

7,34% Ensino Fundamento Completo

0,01% Doutorado

0,21% Pós-Graduação e Especialização

0,18% Tecnólogo

2,73% Ensino Médio Técnico