Dia do Trabalhador é marcado com homenagem aos vacinadores em Palmas

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 01 de maio de 2021 às 15:43

Homenagem foi prestada por músicos da Guarda Metropoliana no drive thru da Praia da Graciosa, onde também ocorre a campanha de trânsito 'Maio Amarelo'

Ao som de Aleluia (Hallelujah), de Leonard Cohen, três músicos da orquestra da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) fizeram uma homenagem aos vacinadores no ponto de vacinação instalado na Praia da Graciosa. A homenagem foi uma surpresa para as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador, celebrado neste 1º de maio. Na ocasião, os profissionais da saúde também usaram coletes amarelos em alusão à Campanha Maio Amarelo, que tem o objetivo de orientar e alertar a população contra acidentes de trânsito.

A vacinação contra a Covid-19, neste sábado, é voltada para pessoas acima de 63 anos. No local, eles puderam receber, além das doses e músicas, alento para os próximos dias. “Estou feliz. É aconchegante chegar ao local e poder ser vacinada, tratada com carinho e ter todo o cuidado desses heróis da saúde”, afirmou a dona de casa Zenaide Maria Noronha da Silva, 63 anos.

As homenagens seguiram também na região Sul de Palmas. Na Unidade de Saúde da Família José Hermes (setor Sul), sanfoneiros tocaram músicas como Asa Branca (Luiz Gonzaga), que fala do sofrimento do povo e a luta pela sobrevivência. “É aconchegante ver todo esse cuidado da equipe da saúde. Fui vacinada e acredito no poder que a ciência e Deus têm em nossa vida”, afirmou Almerinda Batista Corcino, 63 anos.

Outra pessoa que foi em busca do imunizante é a funcionária pública Josefa Silva Rocha Pugks, 63 anos. Para ela, tomar a vacina significa quebrar um ciclo de ansiedade dos últimos meses. “Agora posso ficar um pouco mais calma em relação à doença. Isso porque é possível a gente ter um pouco mais de tranquilidade.”

Somente nesta manhã, a Semus aplicou 861 doses (Coronavac e Astrazeneca) contra a Covid-19, em idosos acima de 63 anos, tanto primeira como segunda doses.

Locais

A vacinação neste sábado acontece nos seguintes locais: Praia da Graciosa das 8 às 17 horas (drive thru); Feira do Jardim Aureny III, de 8 às 16 horas (drive thru); na USF Arno 44 (409 Norte) - 9 às 16 horas; na USF Arso 41 (403 Sul) - 9 às 16 horas; USF José Hermes - 9 às 16 horas, na USF Taquaruçu - 9 às 16 horas e na USF do Taquari, até às 17h.
 

Para se vacinar, o usuário deve portar documentos pessoais (RG ou CNH), Cartão de Vacina e CPF. Já os profissionais de saúde que forem tomar a segunda dose, devem comparecer com o Cartão de Vacina constando o registro da primeira dose.