Dia H contra hanseníase é realizado em unidades de saúde de Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 25 de janeiro de 2023 às 09:12

Usuários participaram de palestras e realizam avaliações médicas

Na manhã desta quarta-feira, 25, as Unidades de Saúde da Família (USF) Santa Fé e José Lúcio proporcionaram aos moradores da região o ‘Dia H’ do combate contra a hanseníase. Os usuários que passavam por atendimento nas unidades foram convidados a participarem de uma palestra para discutirem sobre a hanseníase e também realizar consultas com especialistas para avaliação.

No evento da USF Santa Fé, uma das participantes era a secretária Marleide Pereira de Araújo, 43 anos, no final da palestra a usuária pediu fala para os profissionais de saúde para evidenciar sua experiência com a hanseníase. “Meu filho passou por médicos na rede particular e não tinha um diagnóstico correto, só nesta unidade que a enfermeira me ajudou e me alertou sobre a hanseníase”. Marleide ainda explica que desde a abordagem na triagem até o atendimento médico e tratamento, a unidade foi solícita e atenciosa com seu filho, fazendo do tratamento um sucesso até a chegada da cura da enfermidade ao seu filho. 

Segundo o relato da aposentada Oneide Pereira da Silva, 69 anos, a hanseníase acometeu seu círculo familiar, e em uma conversa com os profissionais de saúde da USF José Lúcio, pôde realizar uma avaliação e receber, há seis meses, o diagnóstico e iniciarar o tratamento para ela e seu filho. “Eu realizo todo o acompanhamento e me preocupo muito com minha saúde, e sempre falo sobre qualquer sintoma para o médico e enfermeiro”.


Tratamento

O diagnóstico da doença é clínico e todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital possuem profissionais capacitados para fazerem a investigação. Neste mês, as ações de combate e prevenção são intensificadas com a campanha do Janeiro Roxo, mas os atendimentos e avaliações seguem durante todo o ano. Caso seja confirmada a hanseníase, o tratamento é oferecido gratuitamente pela rede pública.