Dia Mundial de Combate à Tuberculose: Palmas reforça importância do diagnóstico precoce

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 23 de março de 2022 às 17:19

Data é celebrada nesta quinta, 24; na Capital, ações de prevenção foram intensificadas durante o mês de março

Para conscientizar sobre a tuberculose, sintomas, prevenção e tratamento, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) da Capital reforçou durante todo o mês de março as ações de mobilização nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Nesta quinta-feira, 24, quando se celebra o Dia Mundial de Combate à doença, a coordenação técnica da Hanseníase e Tuberculose da Semus alerta à população sobre a importância do diagnóstico precoce para que o paciente possa receber acompanhamento e tratamento adequados, uma vez que a doença tem cura.

O coordenador técnico de Hanseníase e Tuberculose da Semus, Pedro Paulo dos Santos Oliveira, explica que o diagnóstico e o tratamento são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que os pacientes diagnosticados devem seguir as orientações dos profissionais de saúde, que são capacitados dentro de um roteiro permanente de educação em saúde.

Ele ainda ressalta que o principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, profissionais de saúde recomendam que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

Notificações

Nos últimos 10 anos, 440 casos de tuberculose foram notificados em Palmas, conforme dados do Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam). Deste total, mais de 219 casos foram registrados só nos últimos 5 anos.  No período de janeiro a março de 2022, foram notificados 14 casos de tuberculose no município e 60 pessoas encontram-se em tratamento.

O que é a Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. A forma extrapulmonar, que acomete outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas que vivem com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.

Transmissão

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos. A tuberculose NÃO se transmite por objetos compartilhados, como talheres, copos, entre outros. Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento, ela se encontra muito reduzida.

Diagnóstico

Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados os exames bacteriológicos (baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose – TRM/TB e cultura) e de imagem (exame complementar - radiografia de tórax). O diagnóstico clínico pode ser considerado, na impossibilidade de se comprovar a tuberculose por meio de exames laboratoriais. Nesses casos, deve ser associado aos sinais e sintomas o resultado de outros exames complementares, como de imagem e histológicos.

Tratamento

A tuberculose tem cura e seu tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para o êxito do tratamento, é importante que o paciente tome os medicamentos de forma regular (todos os dias, em doses adequadas) e pelo tempo previsto (mínimo de 06 meses). Com aproximadamente 15 dias de tratamento, a transmissão da bactéria do indivíduo doente para outras pessoas é interrompida, evitando novos casos da doença. Além disso, o estabelecimento de vínculo entre o paciente e a equipe de saúde, assim como a tomada supervisionada dos medicamentos por profissional de saúde (tratamento diretamente observado) são importantes estratégias que colaboram para o êxito do tratamento e a cura.