Dia Mundial Sem Carro tem programação diversificada na Capital

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Luiz Henrique Machado | Publicado em 19 de setembro de 2013 às 15:24

A Prefeitura de Palmas realiza neste domingo, 22, uma programação diversificada em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. Na Capital do Tocantins diversas secretarias se uniram para a realização, que vai acontecer a partir das 16 horas, na Avenida LO-11, entre o Hiper Extra e a Praça do Bosque. A novidade no evento é a participação de Don MC e das bandas Asteroide 66 e Mestre Cuca, além de Passeio Ciclístico e outras atividades esportivas e culturais.

O Dia Mundial Sem Carro surgiu com tom de manifesto e aconteceu pela primeira vez no final da última década, por meio dos movimentos sociais reivindicando melhores condições de mobilidade em algumas cidades europeias. A ideia ganhou corpo e adesões mundo afora, tendo os meios de transporte sustentáveis como foco, de forma estimular a independência dos cidadãos quanto ao uso de carros e motociclistas, e a refletirem sobre a utilização de meios como as bicicletas e o transporte público.

Em Palmas, a Avenida LO-11, entre a Feira do Bosque e o Hiper Extra, será fechada e uma grande programação será oferecida à população, a partir das 16 até às 22 horas. Para o secretário-executivo de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, Christian Zini, “o evento é de grande importância para nós palmenses, que vivemos numa cidade planejada e isso vai nos despertar para a realização de atividades e execução de projetos que cada vez mais contemplem as ciclovias, calçadas e arborização cidade”.

O secretário-executivo diz esperar um grande número de pessoas na programação do Dia Mundial Sem Carro. “Convidamos cada cidadão a estar presente e que ele venha de ônibus, de bicicletas ou de skatepara o evento. Esta é uma oportunidade para as famílias virem juntas e aproveitarem as atividades pensadas com carinho pelos funcionários da Prefeitura de Palmas”, disse.

No local, vários estandes e outros espaços serão montados para as atividades, contemplando crianças e adultos. Um dos grandes momentos será o Passeio Ciclístico. “Esperamos milhares de pessoas para esse passeio, que vai começar às 18 horas e ao final faremos o sorteio de bicicletas”, explicou Christian. O percurso do passeio será na Theotônio Segurado, na altura da LO-11, em direção à Praça dos Girassóis, retornando para o local do evento, utilizando a ciclofaixa estabelecida pela Prefeitura.

Programação

Espaços Criança: pintura, teatro de fantoche, brinquedos cantados, palhaços; Brincadeiras de Rua: amarelinha, corda, elástico, queimada, bambolê; Esportes Radicais: skate, slackline; Apresentações: manobras radicais de skate e bicicross, artistas plásticos e circenses; Oficinas: arte marcial Lian Gong, Primeiro Pedal e Pequenos Reparos em Bicicletas, Aula de Dança, entre outros.

Fazem parte da organização: As Secretarias Municipais de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte; de Comunicação; de Segurança, Defesa Civil e Trânsito; da Juventude; de Educação; de Saúde; de Infraestrutura e Serviços Públicos; além da Fundação Cultural e Fundação do Esporte, a Assessoria de Assuntos Estratégicos e a Diretoria de Meio Ambiente.

Os apoios vêm da Foz|Saneatins, Extra, SlackLife, Auto Bicicletão, Rasta Skate Shop, A barraca Campanhia Experimental de Artes, Speed Bike 504 Sul, Expresso Miracema, Governo do Tocantins, Projeto Vida no Trânsito, Equipe Gustavo Borges, Jamil Bike´s, M&V Incorporação e Construção e Academia Art Sport.