Dia Mundial sem Tabaco conta com ação de residentes e pesquisadores da Fesp

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 31 de maio de 2022 às 12:51

Palestras informativas aconteceram em unidades de saúde da Capital

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu o dia 31 de maio, para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, com a instituição do 'Dia Mundial sem Tabaco' e 'Dia D de Combate ao Câncer Bucal'. E nesta terça, residentes e pesquisadores da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) promoveram ações alusivas aos respectivos temas em Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital.

Nas USFs da Arno 41 (403 Norte) e da ASR-SE 75 (712 Sul) orientações foram repassadas na ‘Sala de Espera’ sob o comando das farmacêuticas pesquisadoras do Programa Palmas para Todos (PPT), Renatta Caroline Messias e Watylla Resplandes. “A fumaça que sai do cigarro exala o monóxido de carbono, a mesma substância que sai da fumaça do carro, para vocês terem noção da toxicidade, dos riscos que o tabaco podem trazer ao corpo humano”, destacou Renatta. A farmacêutica Watylla pontuou que, mesmo trazendo tantos males como diversos tipos de câncer, como o bucal, infarto, infecções, AVC e outros malefícios, “a absorção de nicotina causa dependência até mesmo no fumante passivo, por isso é uma dependência tão difícil de largar, mas estamos aqui para ajudar a quem precisar”.

“Não é tão simples quanto se imagina porque o hábito de fumar inicia-se com a dependência comportamental em seguida se instala a dependência química e a dependência psíquica, por isso necessita de todo um trabalho conjunto e isso tudo é ofertado pelo Sistema Único de Saúde. Temos tudo aqui na rede municipal, de maneira gratuita, desde a terapia comportamental, até a medicação necessária”, pontuou a psicóloga residente Isaura Rossato, que integra o Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (Gatt) da USF Satilo Alves, da Arso 111 (1103 Sul), formado ainda pelo farmacêutico do PPT, Guilherme Borges e a odontóloga residente prescritora, Sheyla Menezes.

A nutricionista residente do programa de Saúde da Família e Comunidade, Ana Caroline Fernandes, esclareceu que, por ser um acelerador de metabolismo, a nicotina tende a fazer a pessoa perder peso e que é comum o ganho de peso ao deixar o vício, mas que para isso, o paciente contará com acompanhamento nutricional para minimizar os impactos.

A USF Eugênio Pinheiro também contou com ação com palestra motivacional e acolhimento e encaminhamento dos fumantes do território com a farmacêutica do PPT, Raylla Bevenuto e psicóloga residente, Rayanne Pereira.