Dia Nacional da Imunização relembra a importância das vacinas na prevenção de doenças

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 08 de junho de 2020 às 18:40

A imunização garante que a doença não se instale no paciente, por isso a importância da vacinação regular



O Dia da Imunização é celebrado nesta terça, dia 9 de junho, e nesta data é reforçada a importância de manter as vacinas em dia. Na rede municipal de Palmas os Centros de Saúde da Comunidade (CSC) realizam regularmente as vacinas disponíveis no calendário de vacinação da rotina preconizado pelo Ministério da Saúde, como também promovem campanhas de vacinação específicas.


 

A enfermeira da Central de Vacinas, Juliana Araújo explica que graças à vacinação muitas doenças se mantém erradicadas no Brasil. “A vacinação é a forma mais segura de se prevenir doenças. Se a população não estiver devidamente imunizada, doenças como sarampo, poliomielite, rubéola e difteria voltarão a ocorrer em nosso território. Recentemente em nosso País, houve surtos de sarampo que ainda não estão totalmente controlados, inclusive com ocorrência de óbitos, além da situação da febre amarela que voltou a atingir o Brasil nos últimos anos”, ressaltou a enfermeira. 


 

Vacinação e segurança


 

Juliana ainda observa que mesmo com alguns sintomas adversos, como dor e vermelhidão, a vacina é um recurso importante na saúde. “O Ministério da saúde garante a segurança dos imunobiológicos utilizados, até mesmo porque eles passam por vários testes e controle de qualidade rígido”.


 

Influenza

 

Iniciada no dia 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho em todo o País. A campanha já teve três fases, porém a baixa procura por parte de pessoas inclusas nos grupos prioritários (crianças, gestantes e puérperas) motivou a prorrogação da Campanha em âmbito nacional. 











Edição: Lorena Karlla