Dia Nacional da Vigilância Sanitária é celebrado com valorização dos servidores

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/Palmas | Publicado em 05 de agosto de 2022 às 12:03

Ação reforça a importância dos profissionais do setor na segurança das pessoas

Nesta sexta-feira, 05, celebra-se o Dia Nacional da Vigilância Sanitária (Visa) data em que reforça os serviços estabelecidos pelo setor e a importância dele na sociedade. Os servidores puderam participar de palestras, apresentação dos estagiários conveniados com a Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), oficinas,  auriculoterapia, e também um coffee break

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde da Semus, Maressa Ribeiro, o trabalho feito pelas equipes da Visa é responsável por garantir a segurança sanitária dos moradores da Capital. Maressa ressaltou que a Vigilância atua na prestação de serviços e estabelecimentos relacionados à saúde frequentados por pessoas, como consultórios médicos, odontológicos, estéticos, clínicas veterinárias, supermercados, farmácias, academias, hotéis, escolas, cabeleireiros, dentre outros.

Sobre a data

O Dia Nacional da Vigilância Sanitária foi instituído em 2015, visando promover a conscientização da população sobre temas relacionados com a vigilância sanitária. Segundo o MS, são funções de vigilância sanitária controlar todas as etapas e processos das atividades direta ou indiretamente relacionadas à saúde, como a produção de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos, aparelhos e instrumentos de uso médico, odontológicos etc, inclusive nos ambientes, nos processos, nos insumos e nas tecnologias a eles relacionados e, ainda, no controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

 

Texto: Semus/Palmas

Edição: Secom/Palmas