Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes terá caminhada em Taquaralto

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Lorena Karlla e Eliene Campelo | Publicado em 17 de maio de 2023 às 09:12

Programação está marcada para iniciar às 8h30

A Campanha Maio Laranja, que busca fornecer orientações e promover o debate sobre a proteção às crianças e adolescentes, contra o abuso e exploração sexual, tem o Dia ‘D’ registrado nesta quinta-feira, 18 de maio, e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), promove caminhada na Avenida Tocantins, em Taquaralto, para divulgar a campanha. 

A programação está marcada para iniciar às 8h30, saindo do Posto Trevo e percorrendo a avenida até as imediações da unidade do Detran-TO.

A proposta é visitar os estabelecimentos comerciais ao longo da avenida para divulgar, inclusive com materiais impressos de apoio, a Campanha ‘Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes’.

 

Dados 

Nos quatros primeiros meses de 2023, o Creas recebeu 13 chamadas para atender casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. Em 2022, foram 53 casos em atendimento, sendo que o mês de agosto foi o que registrou a maior incidência de casos, 11 no total. 

 

Campanha

Este ano a campanha ‘Faça Bonito’ também contou com mobilização com o apoio das unidades educacionais do município. As escolas municipais estão recebendo rodas de conversas com a equipe do Creas, em que são repassadas as orientações sobre os sinais de abuso sexual, bem como as formas de identificá-los e ao final, são fornecidas as informações sobre como fazer as denúncias. 

 

Plano Nacional de Enfrentamento à Violência

Todo o material usado nas ações do Creas tem por base o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Lei Federal Nº 8.069/90 que institui o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 
 
Em Palmas, a rede de proteção que atua no combate e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e aos adolescentes é formada por diversas instituições como os Conselhos Tutelares, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o sistema de justiça com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente, dentre outros.
  
Qualquer cidadão pode denunciar crimes de abuso e violência sexual ligando para uma das unidades do Conselho Tutelar de Palmas ou para o Creas.
 

Abaixo os telefones destes serviços
 
Creas: (63) 3212-7044/ 7045 ou pelo celular 9 9221-8350 (WhatsApp)
Conselho Tutelar região norte: (63) 99210-5134
Conselho Tutelar região central: (63) 99210-4982
Conselho Tutelar região sul I: (63) 99210-5185
Conselho Tutelar região sul II: (63) 99210-5111