Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado pelos alunos da Escola Olga Benário

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 18 de abril de 2019 às 18:29

Programação trouxe dança, poesia e homenagem aos escritores Monteiro Lobato, Ruth Rocha e Ana Maria Machado

Para envolver os alunos e incentivá-los ao hábito da leitura é preciso usar da imaginação e mergulhar de cabeça no mundinho deles. Mostrar que a leitura, além de prazerosa, é capaz de nos levar a viver experiências incríveis, sem sair do lugar, através da magia que existe em cada página.

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no dia 18 de abril, data em que nasceu o escritor Monteiro Lobato, que encantou gerações com personagens do universo do Sítio do Picapau Amarelo e de clássicos como Reinações de Narizinho, entre outros.

Na Escola Olga Benário, as crianças celebraram as comemorações com muita dança, contação de histórias, poesia e homenagem aos escritores Monteiro Lobato, Ruth Rocha e Ana Maria Machado e relatos de alunos que leram os livros escritos pelos homenageados. Os olhinhos das crianças brilhavam a cada apresentação dos coleguinhas, que encheram de cor e alegria o centro da quadra da escola.

A ideia de realizar essa atividade foi do professor Gerardo Pereira, responsável pela biblioteca, em parceria com a professora Graça D'Almeida, junto aos alunos do terceiro ano da unidade escolar. De acordo com Pereira, em tempos onde os celulares e computadores despertam os olhares das crianças, algo surpreendente acontece no Olga Benário, "o número de leitores só cresce. Os pequenos sempre estão buscando novas histórias através dos livros, ocupando os espaços da biblioteca, pegando livros emprestados para lerem em casa, e isso é fascinante", disse.

Giovana Azevedo Moreira, oito anos, que participou de uma das apresentações, não disfarçou a alegria de ter vivido esse momento com os colegas. "Foi tão bonitinho todo mundo falando da importância dos livros. Eles ajudam a gente a falar melhor, escrever melhor, dar opiniões, por isso eu amo ler", contou.

A recém chegada em Palmas, Viviane Ribeiro, mãe do pequeno Caio Ribeiro, aluno do 2° ano, parabenizou os professores, o corpo técnico e a diretora da escola por promoverem ações que aguçam a curiosidade das crianças, despertam o gosto pela leitura, e ensinam valores como amizade, coletividade e união. "A educação de Palmas está de parabéns, estou impactada com tanta dedicação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino, em proporcionar aos nossos filhos a oportunidade de aprender brincando, em um ambiente agradável e comprometido com o aprendizado", descreveu.

As comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil foram antecipadas em virtude do feriado de Páscoa.