Dia Nacional do Livro Infantil é marcado por formação e literatura de cordel na ETI Monsenhor Pedro Piagem

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed Palmas | Publicado em 18 de abril de 2024 às 15:11

Programação foi realizada na manhã desta quinta-feira, 18, nas dependências da unidade educacional

Durante o Dia Nacional do Livro Infantil, na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, a Escola de Tempo Integral (ETI) Monsenhor Pedro Pereira Piagem foi anfitriã da formação para profissionais que atuam nas bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Palmas. Dentro da programação, houve momento prático de contação de história com as formadoras da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Ana Kamila Castaño e Gislene Camargos. A ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem também realizou a abertura do Projeto ‘Doce de Leitura’, com apresentações culturais e literatura de cordel.

Profissionais que atuam em bibliotecas de outras unidades escolares participaram da formação e, para Gulnara Freitas, profissional que atua na biblioteca da ETI Almirante Tamandaré, por meio das formações é possível perceber e reconhecer o valor pedagógico da biblioteca. “Ter o reconhecimento da nossa atuação pedagógica é muito importante para nós. E o que mais me surpreende é que pela primeira vez temos profissionais que foram atuantes em bibliotecas. Isso é fundamental”, reforçou Gulnara.

O momento de formação no Dia Nacional do Livro Infantil foi muito importante para Eliete Andrade, profissional que atua na biblioteca da ETI Monsenhor, que afirmou que a biblioteca não é apenas um local para guardar livros. “É sempre muito importante esse encontro com outros profissionais que trabalham na biblioteca. Sempre temos algo a aprender e a debater sobre nossas funções. E é uma grande alegria receber a equipe da Escola de Formação da Semed que tem um olhar diferenciado sobre a biblioteca, pois não é um depósito de livro e, sim, um local de incentivo a leitura, escrita, contação de história e brincadeiras. Espero continuar com esse trabalho que está sendo muito prazeroso”, comentou Eliete.

Doce Leitura

Além do momento de formação, o dia foi recheado de contação de história e literatura de cordel. Tudo isso foi parte da abertura da edição 2024 do Projeto ‘Doce de Leitura’, que já acontece há oito anos na ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem. Segundo o gestor da unidade, Daniel Tramontini, o projeto já está enraizado na unidade. “Todo ano temos esse momento de abertura que é o pontapé inicial para todas ações durante o ano letivo. As servidoras Ana Kamila e a Gislene estão fazendo um trabalho junto com a nossa ETI, somando ao trabalho das nossas professoras em prol da leitura dos alunos. Então é um trabalho lindo que vai contemplar o ensino aprendizagem dos nossos estudantes”, conclui o diretor.