Diretora de Centro Educacional Infantil de Palmas representa o Tocantins no programa Missão Pedagógica no Parlamento

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 03 de junho de 2020 às 14:23

Gestora foi selecionada após ficar em segundo lugar entre os 16 candidatos tocantinenses que obtiveram o melhor desempenho no processo seletivo

A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Chapeuzinho Vermelho, Cleide Milhomem, foi selecionada entre 45 educadores do Tocantins para representar o Estado no programa Missão Pedagógica no Parlamento, promovido anualmente pela Câmara dos Deputados. A gestora foi selecionada após ficar em segundo lugar entre os 16 candidatos tocantinenses que obtiveram o melhor desempenho no processo seletivo.

Em cada edição do programa, são selecionados os dois profissionais de cada estado e do Distrito Federal que obtiveram os melhores desempenhos para participar da fase presencial do curso, que acontece na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Do total de 432 inscritos, foram selecionados 54 profissionais de escolas públicas de todo o País para participar do módulo presencial do curso, com data a ser definida. A fase presencial da missão pedagógica prevista para acontecer no período de 15 a 19 de junho, foi adiada em decorrência das medidas de emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (Covid-19).

Durante a fase presencial, os educadores selecionados passam uma semana na Câmara dos Deputados, conhecendo de perto o trabalho do Poder Legislativo e aprendendo sobre temas ligados à política e cidadania, com conteúdos e metodologias sobre educação para democracia nas escolas.

São aulas, oficinas, visitas, rodas de conversa, simulações e, acima de tudo, muita reflexão e troca de experiências. Ao retornarem às suas escolas, os educadores são motivados a desenvolver e aplicar projetos de educação para democracia em suas comunidades escolares, com tutoria da equipe da Câmara. Os educadores que concluírem toda a formação com êxito recebem certificado de 130 horas.

Segundo Cleide Milhomem, o curso vai contribuir de forma significativa na sua vida profissional. “Como educadora e atual gestora de uma unidade educacional, preciso encontrar caminhos possíveis para que o espaço onde trabalho propicie a vivência de princípios e valores democráticos e o desenvolvimento de uma cidadania ativa”, afirmou, acrescentando que em ambientes escolares, temas como educação para democracia propicia o aprendizado e fortalece a cidadania.

Missão Pedagógica no Parlamento

O programa Missão Pedagógica no Parlamento é uma capacitação em educação para democracia conduzida pela Câmara dos Deputados, destinada a educadores e educadoras de escolas públicas. Essa iniciativa visa formá-los comprometidos com a disseminação de práticas educativas para o fortalecimento da democracia, privilegiando a escola como espaço para o aprendizado e a vivência de valores democráticos e de participação cidadã.