Encontro promove agenda para fomento do turismo em Taquaruçu

Agência de Turismo

Autor: Redação Agtur | Publicado em 06 de junho de 2022 às 14:49

Reunião teve a finalidade de promover uma agenda norteadora para o fomento do turismo local

Membros da diretoria da Governança de Taquaruçu (Goverta) e equipe técnica da Secretaria Municipal de Econômico e Emprego (Sedem), da Agência Municipal de Turismo (Agtur), convidados do trade turístico, arte e cultura e sociedade civil se reuniram o intuito de promoverem em conjunto uma agenda norteadora para o fomento do turismo local. O encontro aconteceu no Centro de Atendimento ao Turista (Catur), no distrito de Taquaruçu, na sexta-feira, 03.

Durante a reunião foram discutidos pontos considerados estratégicos, tendo como o pilar destes, um calendário de eventos do distrito, associados aos roteiros turísticos permanentes já constituídos em Taquaruçu. Outras questões levantadas foram quanto a sinalização turística local, e a promoção por meio da iniciativa privada, a eventos em períodos sazonais para apoio e atração do turista, leis de apoio aos eventos, entre outros.

Para Gustavo Bottós, que responde pela Sedem e interinamente pela Agtur, ressaltou que a construção de um calendário de eventos planejados e habilitados, associado ao desenvolvimento de um roteiro turístico customizado sob a coordenação das iniciativas pública e privada, é o principal pilar para a construção de um trabalho direcionado que atenda a todos os setores de interesse de Taquaruçu. Segundo o secretário, 'casa dividida não prevalece'.  “Nesse momento propício de retomada do turismo é imprescindível a união de forças de todas as frentes interessadas e beneficiadas pelo trade turístico local”, disse Bottós.

Os diretores da Goverta expuseram durante o encontro, que as principais atividades desenvolvidas pela entidade vem ao encontro da premissa de atividades turísticas que sejam executadas com sustentabilidade. Segundo eles é também finalidade da instituição promover atividades com sustentabilidade econômica, social e ambiental, ressignificando a qualidade de vida e a proteção efetiva da região administrativa de Taquaruçu e Taquaruçu Grande, berço das águas de Palmas. E, ainda, incentivar e realizar, direta ou indiretamente, ações e atividades nas áreas educacionais e sociais, cultura e artes, meio ambiente e cultura digital, audiovisual e comunicação, esportes e turismo, priorizando a preservação dos recursos naturais e ecológicos, bem como, dos bens materiais e imateriais da memória histórica e cultural brasileira.

Além da diretoria da Goverta, que promoveu o encontro, também fizeram parte da reunião as secretarias municipais Sedem, Agtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Sebrae-To, Câmara de Vereadores de Palmas, Agência de Turismo e Viagens de Taquaruçu (Taquarutur), Lideranças da Arte e Cultura e Empresários locais. Ao final as sugestões e encaminhamentos elencados durante o encontro foram registrados em ATA e deverão nortear os próximos passos do grupo.