Disque Coronavírus (Covid-19): Técnicos da Saúde de Palmas tiram dúvidas sobre sinais e sintomas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 20 de março de 2020 às 17:20

O sistema de teleatendimento foi instalado para tentar sanar ou diminuir as dúvidas da população sobre o coronavírus (Covid-19)

Em dois dias de atendimentos às ligações telefônicas, por meio do ‘Disque Coronavírus Palmas’, montado pela Secretaria de Saúde de Palmas com técnicos especialistas para tirar dúvidas sobre a Covid-19, 264 chamadas foram registradas. A maioria das ligações foi para tirar dúvidas e saber sobre os sintomas da doença, formas de prevenção e de isolamento, além de como proceder em caso suspeita do contágio com o vírus.

 

A coordenadora do ‘Disque Coronavírus Palmas’, a enfermeira Isabela Eulálio, chama atenção para as ligações que não fazem parte dos protocolos de orientações sobre o novo coronavírus (Covid-19). “O sistema de teleatendimento foi instalado para tentar sanar ou diminuir as dúvidas da população sobre o coronavírus (Covid-19). Por este canal de comunicação o usuário poderá manifestar suas dúvidas e receber orientações corretas sobre como proceder em relação a prevenção e ao contágio da doença”, explicou ressaltando que o serviço de atendimento tem recebido um número significativo de ligações para tratar de outros assuntos.

 

Em Palmas, o serviço entrou em funcionamento na última quarta-feira, 18, como teste, e há dois dias vem funcionando no períodos de 7 às 19 horas, e  o atendimento é feito pelos números  (63) 3218-5643 e 3218-5458.

 

Os profissionais da Semus estarão à disposição de segunda a sexta-feira, para informar sobre os sinais e sintomas da Covid-19 e também para orientar sobre quando as pessoas devem procurar os serviços de saúde e receber notificações de casos suspeitos de infecção pelo vírus.

 

Disque Saúde 136

 

O Ministério da Saúde também oferece atendimento via telefone em todo o território nacional por meio do Disque Saúde 136, esclarecendo acerca do coronavírus (Covid-19) e de outros assuntos relacionados à área da saúde.

 

Outra maneira de sanar dúvidas e adquirir informações confiáveis é por meio do aplicativo ‘Coronavírus SUS’, também disponibilizado pelo Ministério da Saúde nos serviços de download App Store e Play Store.