Disque Saúde 136 e aplicativo esclarecem dúvidas sobre o Coronavírus (Covid-19)

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 16 de março de 2020 às 15:53

Semus também esclarece quando é necessário procurar uma unidade de saúde  


 

A rápida disseminação do Coronavírus (Covid-19) por vários países, inclusive no Brasil, e o receio de contrair a doença está provocando uma corrida constante da população por informações e respostas para várias dúvidas relacionadas à pandemia mundial.  



Antes de procurar uma unidade de saúde e causar uma superlotação desnecessariamente é possível esclarecer diversas questões sobre a doença por meio do Disque Saúde 136. O serviço é gratuito e disponibilizado pelo Ministério da Saúde 24 horas, todos os dias da semana, para responder perguntas sobre o novo Coronavírus e demais assuntos que envolvem a saúde.   



Outra maneira de sanar dúvidas e adquirir informações confiáveis é através do aplicativo ‘Coronavírus SUS’, também disponibilizado pelo Ministério da Saúde nos serviços de download AppStore e Play Store 



Quando procurar a unidade de saúde? 



O secretário municipal da Saúde de Palmas, Daniel Borini, esclarece que em um quadro leve com coriza e mal-estar não é necessário ir à unidade de saúde. “Agora se tiver febre ou tosse, associadas ao contato com uma pessoa infectada ou histórico de viagem para locais onde há casos confirmados do Covid-19, deve-se ir a um Centro de Saúde da Comunidade. Sentindo falta de ar, com ou sem febre, a pessoa precisa ir imediatamente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, disse Borini. 

 

 





 

Edição: Lorena Karlla