Doação de sangue inicia programação do Maio Amarelo em Palmas

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 03 de maio de 2019 às 14:55

A ação foi realizada pela Sesmu, Hemocentro de Palmas e outros parceiros

Nesta sexta-feira, 03 de maio, uma corrente de solidariedade aconteceu em Palmas, pois a população se uniu para doar sangue para as vítimas de acidentes no trânsito. A ação que marca o início das atividades do Maio Amarelo, mês da conscientização sobre a segurança no trânsito, foi realizada pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), pelo Hemocentro de Palmas e outros parceiros.

A enfermeira que trabalha no setor de captação do Hemocentro de Palmas, Samara Cardoso, falou sobre a relevância do mutirão realizado. “Essa ação é de suma importância porque, por meio dela, vamos conseguir abastecer nosso estoque e o Hemocentro atende o Estado inteiro. Estamos sempre precisando”, explicou.

Ainda segundo a enfermeira, as urgências e emergências, que em sua maioria são acidentes de trânsito, representam a segunda maior causa de demanda de sangue, ficando atrás apenas das cirurgias eletivas. “Normalmente, nesses casos, os pacientes precisam de atendimento imediato, por isso a gente precisa reabastecer nosso estoque todos os dias”, reforçou a representante do Hemocentro.

O palmense Wesley Camassuti passava pelo local da campanha e decidiu aproveitar a oportunidade para fazer a doação. “É muito importante pensar no outro, seja na hora de doar sangue, seja na hora de dirigir. A imprudência de uns coloca em risco a vida de outros”, afirmou Wesley.

A secretária da Sesmu, Welere Gomes, assim como a superintendente de trânsito e transporte, Valéria Oliveira, e a gerente de Educação para o Trânsito, Kerley Parrião, demonstraram seu engajamento ao movimento doando sangue. “A gente fica muito feliz de ver a população abraçando essa causa que é tão nobre. A doação de sangue salva milhares de vidas anualmente, por isso decidimos que essa campanha de doação seria nosso ato de abertura do Maio Amarelo”, afirmou a secretária.

Agentes de trânsito da Sesmu e do Detran, assim como representantes das entidades parceiras, também doaram sangue. São parceiros da Sesmu no Movimento Maio Amarelo: Hemocentro, TÔ no Lucro, Faculdade Univeritas, Ageto, Seagro, Universidade Católica, Universidade Ulbra, PRF, Detran, Energisa, BRK, Secretaria de Saúde do Estado, Secretaria Municipal de Saúde, 1° Batalhão da PM, 6° Batalhão da PM, Honda, SESI, UFT, Exército, Samu, Semus, Fundação Cultural, Instituto de Criminalística, Farmácia Bio Vida.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é uma campanha que acontece simultaneamente em todo o País e tem o objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre os cuidados para que o trânsito seja cada vez mais seguro e, desta forma, ocorram cada vez menos acidentes.

Em Palmas, durante o mês, a Sesmu realizará uma série de ações educativas em escolas e universidades, cursos de direção defensiva, blitze educativas e repressivas, visando chamar a atenção da população para os riscos que as imprudências no trânsito causam.

Texto: Jacqueline Fernandes (estagiária) – Revisão e postagem: Iara Cruz