Documentário sobre Maria Bethânia é destaque no Cine Cultura nesta semana

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP | Publicado em 13 de fevereiro de 2019 às 09:18

O filme, que já rodou 29 festivais de cinema pelo mundo, estará em exibição nesta quarta-feira, 13

Em 2016 a escola de samba Estação Primeira de Mangueira foi a grande campeã do Carnaval, com enredo em uma homenagem a cantora Maria Bethânia e  inspirou o filme Fevereiros, destaque da programação do Cine Cultura Palmas, nesta quarta-feira, 13, às 20h30.

 

O filme mostra todos os preparativos da escola no barracão, desde os desenhos das primeiras alegorias até os desfiles na Sapucaí. O diretor Marcio Debellian acompanhou ainda a cantora até sua cidade natal, Santo Amaro, na Bahia, para retratar sua devoção religiosa e seu sincretismo pessoal.

 

Lá Maria Bethânia mostra seu ambiente familiar, as festas locais e as questões históricas, como o surgimento do samba, tolerância religiosa e racismo. Entre o Rio de Janeiro e a Bahia, o documentário busca compreender a força da religiosidade na vida de Bethânia.

 

O filme, que já rodou 29 festivais de cinema pelo mundo, passando por países como Canadá, França, Rússia, Suíça, Espanha, Itália, Chile, Uruguai, Congo e Senegal, conta com depoimentos de Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, Leandro Vieira (carnavalesco da Mangueira), Luiz Antonio Simas (historiador), Mabel Velloso (poeta) e Squel Jorgea (porta-bandeira da Mangueira).

 

Programação

 

Quarta: 13/02/2019

Maratona do Oscar

18h30 - Vice, Adam McKay

Biografia, Drama| EUA| 2018| 2h12

Classificação: 16 anos

Pré-estreia

20h30 - Fevereiros, Marcio Debellian

Documentário| Brasil|2018| 73’

Classificação: Livre

 

Fevereiros

 

O documentário foi responsável por registrar a vitória da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira em 2016, que teve um enredo homenageando a cantora baiana Maria Bethânia. Além de filmar a escola e os preparativos do barracão, a produção ainda acompanhou a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.


Confira o trailer.

 

 

Revisão e postagem: Iara Cruz