Documentário tocantinense ‘DaVIDAntônia’ estreia neste sábado no Cine Cultura

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 05 de agosto de 2022 às 06:43

O curta documentário será lançado neste sábado, 6, no Cine Cultura

“A história que eles construíram nesse lugar e uma série de elementos fazem valer a pena filmá-los”. Uma história de fé, preservação, política e amor. O curta-documentário ‘DaVIDAntônia’ é uma produção tocantinense que conta a história do Seu Davi e da Dona Antônia. Assinada pelo psicólogo Tássio Soares, a obra terá o seu lançamento neste sábado, 6, às 20h20, no Cine Cultura, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.
 
De acordo com, Tássio Soares, o encontro com o casal aconteceu em uma de suas andanças pelas pelo Estado, mais especificamente na região das Serras Gerais, onde se encantou pelo modo como Davi e Antônia levam a vida. Ele ressalta que a ideia da preservação do casal, as lutas políticas, a fé e o amor pelo outro faz a história deles ser digna de uma obra cinematográfica. “Além de todo os aspectos opostos que convivem tranquilamente neles, são duas pessoas que congregam uma série de elementos que faz valer todo esforço de se fazer uma obra. Desde se pensar a ideia da preservação, de como eles pensam esse lugar para ser preservado, mas também ser visitado e compartilhado até a construção que fez eles entenderem isso. A história de vida, as lutas políticas, a concepção cristã que eles têm, a aposta e o amor pelo outro, a história que eles construíram nesse lugar e uma série de elementos fazem valer a pena filmá-los”, disse o psicólogo.
 
O diretor de produção da obra, Arthur Lobato, falou sobre a dificuldade para chegar e gravar na propriedade do casal. Ele citou a falta de energia elétrica e o difícil acesso, para quem está produzindo. “Um dos problemas enfrentados foi a de locomoção dos equipamentos. O trecho de estrada final que leva até a hospedagem tinha recém assoreado, e outras logísticas para a movimentação dos equipamentos teve de ser criado. Entretanto é válido dizer que a cada dia que passa, a pousada tem recebido mais infraestrutura." 


Mas é claro que a criatividade falou mais alto e os problemas foram resolvidos “Foi uma produção que tivemos de ser criativos para solucionar os diversos gargalos. A pousada é abastecida com energia solar e possui uma capacidade baixa de armazenamento. O que geralmente é usado apenas para um freezer e alguns celulares, tudo teve que ser otimizado para comportar também os equipamentos de fotografia, som e produção. Além do fator internet, que possui um sinal limitado e que também teve que ser otimizada para essas questões de logísticas”, concluiu
 
A obra foi contemplada no Prêmio Aldir Blanc do Governo do Tocantins, com o apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Fundo. Os ingressos poderão ser adquiridos por meio da plataforma Sympla, no valor de R$ 7,50 com vendas limitadas. No local, é obrigatório a apresentação do cartão de vacina obedecendo às normas vigentes do município de Palmas.
 
Ficha Técnica
Duração: 24’
Gênero: Documentário
Direção: Tássio Soares
Produção Executiva: Thuanny Vieira
Diretor de Produção: Arthur Lobato
Assistente de Produção: Barbara Medeiros e Naianny Vieira
Diretor de Fotografia: Roberto Ghiovanetti
Gaffer: Gabriela Carlin
Montagem: André Nascimento
Diretor de Som: Diego Britto
Trilha Sonora: Diego Britto
Captação de som: Yuri Grooveman