Drive Thru recolhe quatro contêineres de eletrônicos e eletrodomésticos

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 20 de março de 2023 às 06:24

Material passará por manufatura reversa para que resíduos possam voltar à cadeia mercadológica

A segunda edição do Drive Thru de Coleta de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos realizada em parceria entre a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Instituto Natura Vida (INA) e Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) neste domingo, 18, nas feiras da 304 Sul e do Jardim Aureny I superou as expectativas e recolheu quatro contêineres de equipamentos pós-consumo. Material passará por manufatura reversa para que os resíduos possam voltar à cadeia mercadológica.

A boa notícia é que a população de Palmas atendeu ao chamado e assumiu sua parte na ação que tem como objetivo a proteção do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade, através da destinação correta de objetos em desuso por estarem estragados ou obsoletos, e que são potencialmente poluentes.

Todos os equipamentos arrecadados no Drive Thru serão encaminhados a um centro de triagem e tratamento, em que os materiais serão separados e destinados à reciclagem. Assim, o que estaria destinado a virar lixo, poderá ser reaproveitado, sendo transformado em renda e ainda deixando de causar danos ambientais.

O presidente da Fundação de Meio Ambiente, Carlos Braga, destacou durante o evento, que a ação cumpre um papel importante inerente ao poder público, que é o de cuidar do patrimônio e interesse público coletivo. “Estes resíduos coletados não serão descartados no aterro sanitário, o que é muito importante, pois são equipamentos que contêm metais pesados que podem contaminar o solo e os mananciais”, avaliou Braga.

A analista de relações institucionais da Abree, Tamara Figueiredo, explicou como funciona o trabalho após o recolhimento dos recicláveis, que receberão destinação final ambientalmente adequada. “O material será recebido por um parceiro que vai fazer a manufatura reversa, o que vai possibilitar que estes resíduos voltem para a cadeia mercadológica”, informou.

O Drive Thru de Coleta de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos é uma forma de incentivar o descarte correto, porém, em Palmas esta entrega pode ser realizada de segunda a sexta-feira, no Instituto Natura Vida, localizado na Avenida Teotônio Segurado, ao lado do Biomercado Quavi.