Durante encontro de gestores, Palmas assume a coordenação nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente (CB27)

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 06 de fevereiro de 2020 às 17:35

A escolha da Capital aconteceu durante o XVIII Encontro Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras

A presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) de Palmas, Meire Carreira assumiu nesta quinta-feira, 06, a coordenação nacional adjunta do Fórum de Secretários de Meio Ambiente (CB27). A eleição aconteceu durante o XVIII Encontro Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, que aconteceu em São Paulo (SP), entre os dias 4 e 6 de fevereiro.

Uma das razões para o assento de Palmas na coordenação nacional do CB27 são os compromissos assumidos e a liderança em alguns temas relevantes como a ‘Arborização Urbana’, o inovador Sistema Municipal de Infraestrutura Verde, os programas permanentes de educação ambiental, de coleta seletiva, mantidos pela FMA, em alinhamento com as Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária e Serviços Regionais; de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup).

“Esta gestão elegeu entre suas pautas prioritárias a ampliação e estruturação das áreas verdes a implementação de uma arborização seguindo critérios técnicos contidos no nosso Plano, com destaque para o Programa ‘MudaClima’ e a regulamentação do SIsMIV (Sistema Municipal de Infraestrutura Verde) que irá colocar Palmas na vanguarda dos programas e discussões mundiais, podendo contribuir com a efetivação dos marcos para áreas protegidas e biodiversidade, que será pactuado na COP 15”, afirmou Meire Carreira.

Durante o CB27 foram discutidas questões comuns e localizadas pertinentes ao Meio Ambiente. Entre os principais temas constaram que o Fórum CB27 deve ser o interlocutor entre o Governo Federal e os governos locais. A intenção é antecipar a participação do Brasil na Conferência de Biodiversidade das Nações Unidas de biodiversidade (COP-15), agendada para outubro, em Pequim, na China.

O evento contou com a representação de secretários de Meio Ambiente do Fórum CB27, gestores públicos municipais e estaduais de planejamento urbano e representantes de instituições ligadas ao meio ambiente, tanto nacionais quanto internacionais.

O CB27 é um fórum que reúne todos os gestores de meio ambiente das capitais do Brasil e do Distrito Federal. Durante os encontros os gestores municipais têm a oportunidade de compartilhar experiências. As atividades do CB27 iniciaram em 2012 e já somam quase 35 encontros entre regionais e nacionais.

Contexto

De acordo com informações da organização do encontro, a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o período entre os anos 2011 e 2020 como a ‘Década da Biodiversidade’, e estabeleceu como prioridade a ampliação da consciência sobre as perdas da biodiversidade e a importância de preservá-la.

Em alinhamento com o contexto global, o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras - CB27 definiu como tema central de suas as atividades neste ano de 2020 a arborização. Antecipando-se a esta definição, ainda no final de 2019 a Prefeitura de Palmas lançou o programa ‘MudaClima’ que tem o objetivo de plantar 30 mil mudas de árvores na Capital.