Educação Científica é abordada em palestra na Fecit-2014

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Jurbiléia Pinto | Publicado em 08 de outubro de 2014 às 23:33

O ensino e o estímulo da educação científica nas séries iniciais. Esse foi o principal assunto abordado na palestra da pedagoga Monique Wermuth, na tarde desta quarta-feira, 08, durante o ciclo de palestras promovido pela Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit - 2014), que acontece até sexta-feira, 10, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Monique também é a idealizadora da Feira, uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Emprego.

“Eu sou professora do ensino médio e percebo uma dificuldade muito grande por parte dos alunos em relação aos trabalhos que eles apresentam, desde coisas básicas, como elaboração de capa”, disse Monique. Segundo ela, muitas coisas boas são desenvolvidas nas escolas, mas sem o rigor científico. “Sem isso não conseguimos avançar, por isso a necessidade de um olhar diferenciado para a Educação.”

Para a pedagoga, atividades de pesquisa devem ser iniciadas na mais tenra idade, como uma forma de incentivar e despertar no aluno o interesse pelo seguimento. “Normalmente a metodologia científica só é trabalhada na universidade, então os acadêmicos consideram como se fosse uma coisa nova. Isso porque quando se ensina errado é muito difícil consertar. O ideal é aprender o certo, antes mesmo da alfabetização”, destacou.

Para o estudante do 8ª ano, Hellysom Luiz Godinho, 13 anos, a palestra foi um estímulo. “Gostei muito, pois nos fez refletir sobre a importância da educação científica e da pesquisa na escola”, disse.

Programação

Palestras sobre computação, mídias sociais e o direcionamento de pesquisas no Google também fizeram parte da programação desta quarta-feira, 08.

Nesta quinta-feira, 09, os participantes da feira terão mais cinco palestras, cuja primeira do dia, que terá início às 8 horas, será sobre Empreendedorismo na Educação.

Feira

A Fecit-2014 é um movimento de estímulo ao jovem cientista e docentes, que busca incentivar a criatividade e a inovação em estudantes da educação básica, regular ou técnica e superior, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências.