Cmei Paraíso Infantil promove Feira Gastronômica

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 23 de junho de 2022 às 08:33

Ação faz parte do projeto ‘Descasque Mais e Desembale Menos’, desenvolvido nas unidades educacionais pela Semed

Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre hábitos alimentares saudáveis, o Centro de Educação Infantil (Cmei) Paraíso Infantil promoveu, na tarde desta quarta-feira, 22, uma Feira Gastronômica com os alunos da unidade. A ação faz parte do projeto ‘Descasque mais e Desembale Menos’, desenvolvido pela Divisão de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal da Educação (Semed). O projeto, que já está em sua segunda edição, foi realizado até o momento em 42 unidades educacionais da rede municipal de ensino.

A supervisora da unidade, Geraldina de Paula, destaca que a Feira Gastronômica é resultado de um trabalho pedagógico realizado com alunos, abordando o tema da alimentação saudável de forma ampla e lúdica. “Trabalhamos de forma a levar o aluno ao campo da experiência. Os estandes expostos aqui trazem pratos típicos, cujas receitas e nutrientes foram apresentados aos alunos, a fim de reforçar a aprendizagem”, ressalta.

Segundo a nutricionista da Semed, Patrícia Kelly, o projeto foi desenvolvido seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que prevê ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. “O projeto é trabalhado de forma atrativa durante todo o ano nas escolas e a cada mês propomos uma temática", explicou, acrescentando que o tema deste mês é ‘Resgaste das Tradições Alimentares e Alimentos Regionais’.

Ainda conforme a nutricionista, todas as escolas que participam do projeto recebem certificados e, ao final da ação, os gestores enviam relatórios à Divisão de Alimentação Escolar. Além disso, as melhores iniciativas são premiadas, a exemplo do Cmei Paraíso Infantil que conquistou o primeiro lugar na edição passada.

Capacitação

Para o desenvolvimento do projeto nas escolas, a Divisão de Alimentação Escolar promoveu uma capacitação sobre o tema para os educadores da rede municipal de ensino. A formação foi realizada com a proposta de oferecer aos profissionais um novo olhar sobre as ações de educação alimentar e nutricional no cardápio servido às crianças.