Educação de Palmas conquista 1º lugar nos anos finais e 2º lugar nos anos iniciais no Ideb 2021

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 16 de setembro de 2022 às 15:25

Prefeita Cinthia aponta reconhecimento como resultado da dedicação, responsabilidade e parceria entre alunos, pais e servidores

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira, 16, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referentes ao ano de 2021. Os resultados apontam as proficiências no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de todas as redes de ensino, municipais e estaduais, do Brasil.

De acordo com os dados, Palmas obteve 2º lugar entre as capitais no que se refere ao rendimento obtido nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), com média de 6,1, atingindo a meta prevista, ficando abaixo apenas de Teresina, no Piauí. Nos anos finais (6º ao 9º ano), Palmas obteve 1° lugar com média 5,6, superando a sua meta projetada, que era 5,5, resultado idêntico ao da capital piauiense.

De acordo com os resultados divulgados no Painel Educacional do Inep o município de Palmas segue avançando. Em 2019, a Capital tocantinense constava como a 3° colocada entre as capitais no desempenho correspondente aos anos niciais, e em 2° lugar no dos anos finais.

A Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, recebeu o resultado com alegria. “Durante o ano que instituímos como o ano da Educação em Palmas, conquistarmos o 1º lugar, entre as capitais, como a melhor rede de ensino nas séries finais, e o 2º lugar nas séries iniciais do Ideb”, destacou. Segundo a gestora, o reconhecimento "é resultado de muita dedicação, responsabilidade e parceria entre os nossos alunos, pais e servidores. É gratificante vermos que estamos no caminho certo", pontuou.

Ideb

Criado em 2007, o Índice de Desenvolvimento da Eduação Básica é um indicador nacional de monitoramento da qualidade da Educação frente a metas individuais pactuadas com o governo federal (Decreto 6.094, de 24 de abril de 2007). O Ideb reúne os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).