Educação de Palmas premia alunos destaques na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 24 de maio de 2022 às 18:22

Evento ocorreu na Escola de Tempo Integral Margarida Lemos nesta terça, 24

Os alunos da rede municipal de ensino de Palmas que se destacaram na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foram homenageados na tarde desta terça-feira, 24, na Escola de Tempo Integral Margarida Lemos. O evento contou com a presença da secretária da Educação, Cleizenir dos Santos, do coordenador regional da Obmep, Paulo Cleber Teixeira, professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e das escolas municipais, além de familiares dos alunos homenageados. 

A aluna Samara Dias Caldas e o estudante Mateus Amâncio Paim Costa, ambos da Escola Municipal Anne Frank, conquistaram, respectivamente, a medalha de ouro e prata. Já a medalha de bronze foi conquistada por 13 alunos e 81 receberam menção honrosa pelo desempenho na olimpíada. Além dos estudantes, foram premiadas quatros escolas municipais e homenageados os professores Fausto Guilhardi Virote, da Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, e Clariana Alves de Matos Silva, da Escola de Tempo Integral Professora Margarida Lemos. 

A secretária Cleizenir dos Santos parabenizou todos os premiados pelo excelente desempenho na Olimpíada, apesar dos desafios impostos pela contexto de pandemia. “É importante lembrar também que neste mês de maio comemoramos o Dia Internacional das Mulheres na Matemática e a Samara é a primeira menina a ganhar uma medalha de ouro na rede municipal de Palmas, abrindo espaço para uma nova geração de meninas na ciência e mostrando que matemática é coisa de mulher também.” 

Obmep

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Obmep é um projeto nacional, dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemáticas, do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).