Educação de Palmas premia vencedores nas modalidades esportivas individuais

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação / Semed | Publicado em 30 de maio de 2023 às 14:09

Cerimônia condecorou destaques do atletismo, badminton, judô, karatê, natação, tênis de mesa e xadrez

Na manhã desta terça-feira, 30, a Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo foi palco da cerimônia de premiação do Circuito Esportivo Estudantil 2023. O auditório da unidade escolar lotou de alunos atletas da rede municipal e de outras redes de ensino, que participaram da competição esportiva nas modalidades individuais de atletismo, badminton, judô, karatê, natação, tênis de mesa e xadrez. A entrega das medalhas aos primeiros colocados, de cada modalidade, foi conduzida pela secretária municipal da Educação, professora Fátima Sena.

Os jogos contou com a participação de estudantes de várias unidades educacionais com faixa etária entre 12 e 14 anos, cujo objetivo foi promover a atividade esportiva nas unidades escolares, além de servir como preparação para os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Para a realização dos jogos, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) firmou parceria com a as Federações de cada modalidade esportiva.

Os alunos atletas da ETI Anísio Spínola Teixeira foram os grandes campeões da competição conquistando 66 medalhas nas diversas modalidades do Circuito. Um desses atletas é Diego Batista da Silva, aluno do 9º ano, que conquistou as medalhas de ouro, nos 150 metros, prata nos 80 metros e bronze no revezamento 5x80. “Comecei a praticar o atletismo há apenas dois meses, incentivado pelo nosso professor Evandro Carvalho, e na primeira competição já ganhei essas medalhas. Estou muito feliz, isso despertou em mim uma vontade de continuar treinando para conquistar muitas outras medalhas.”

Para o treinador da ETI Anísio Teixeira, o professor Evandro Carvalho, a conquista da equipe encheu de orgulho toda a comunidade escolar. "Para mim que já fui atleta, esse é um momento emocionante, porque eu me vejo neles e isso me deixa muito feliz e realizado.”

Quem também irradiou alegria com as três medalhas conquistadas, penduradas no peito, foi Maria Clara de Oliveira, aluna do 8º ano da ETI Caroline Campelo. A aluna atleta que pratica esporte desde os cinco anos, dentre os quais Jiu Jitsu, MMA, Muay Thai e Capoeira, foi campeã no atletismo conquistando as medalhas de ouro nos 2.000m feminino e no revezamento 5x80 e ainda uma medalha de prata no lançamento de dardo. O feito da aluna atleta ajudou a equipe Caroline Campelo a ficar em segundo lugar no quadro geral da competição, com 47 de medalhas conquistadas.

“Eu pratico esporte desde muito pequena, mas venho focando e me esforçando mais nas disputas desde 2018. Como sou muito competitiva e tenho boa resistência já ganhei uma média de 37 medalhas, sendo que só no atletismo foram mais de 20”, disse.

Segundo o diretor de Ensino Fundametal da Semed, Daniel Tramontini, além de premiar os alunos atletas vencedores do Circuito Esportivo Estudantil, a cerimônia serviu também para dar destaque e valorizar ainda mais o trabalho dos gestores escolares e dos professores de Educação Física, que se empenham em incentivar a prática esportiva dentro das escolas.

O resultado final do Circuito Esportivo 2023 pode ser conferido aqui.