Educação de Palmas realiza 1º Encontro de Agricultura Familiar com o foco na Alimentação Escolar

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Iara Cruz | Publicado em 17 de novembro de 2022 às 15:10

Evento foi realizado na ETI Padre Josimo, localizada na região norte da Capital

Gestores escolares da rede municipal de ensino da Capital participaram nesta quinta-feira, 17, do 1º Encontro de Agricultura Familiar com o foco na Alimentação Escolar, realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo. O objetivo do evento foi para apresentar os produtos da agricultura familiar de Palmas e região aos gestores, visando atender o cardápio da alimentação escolar de 2023. Além de diretores, coordenadores financeiros e alunos, o evento contou com a participação da Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas, que abriu a programação com apresentações musicais. 

Segundo o nutricionista da Semed, Rodrigo Miranda, as áreas da educação e da agricultura estão interligadas devido ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, que prevê, em suas diretrizes, oferta de alimentação saudável, priorizando alimentos produzidos na região. “Quando adquirimos produtos da agricultura familiar, garantimos mais saúde, mais sustentabilidade e fomento à economia local”, destacou, incentivando os gestores a visitar os estandes para conhecer os produtos e as associações de agricultores presentes. 

A gerente de Acompanhamento de Licitações e Contratos da pasta, Jakeline de Paula Santos, explicou os trâmites de como adquirir os produtos alimentícios da região. Conforme destacou, a legislação determina que, no mínimo, 30% do valor repassado aos municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) devem ser utilizados obrigatoriamente na compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar.

Genivaldo Souza Santos, um dos agricultores presentes no evento, conta que produz frutas e hortaliças na região do Taquari. Para ele foi uma oportunidade de expor seus produtos alimentícios e fortalecer a associação de agricultores da qual faz parte. “É uma grande alegria poder fazer parte deste evento e principalmente ter a possibilidade de oferecer os alimentos saudáveis que produzimos na merenda escolar.”

Assim como Genivaldo, dezenas de produtores participaram do encontro, com demonstrações de produtos alimentícios saudáveis como bolos, biscoitos e pães à base de abóbora, mandioca e inhame, sucos, frutas e verduras. Marcaram presença a Associação dos Agricultores Familiares e Agroindustriais de Palmas (Agrop), Cooperativa Aliança de Palmas, Associação de Agricultores e Extrativistas de Palmeirante e Associação Ribeirão Taquari, entre outros. 

A secretária executiva da pasta, Fátima Sena, destacou a importância do evento para o Município. Ela enfatizou a preocupação da gestão em oferecer uma educação de qualidade, que inclui a oferta de uma alimentação saudável e adequada. “Este evento é muito pertinente, pois estamos cada vez mais preocupados com a alimentação das nossas crianças e queremos oferecer a elas alimentos naturais ou minimamente processados. Por isso incentivamos a aquisição dos produtos da agricultura familiar, assim todos saem ganhando, pois fortalecemos nossa economia e garantimos mais saúde à mesa de nossas crianças”, finalizou.