Educação infantil leva brincadeiras e alegria para praças e parques da Capital

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 25 de maio de 2023 às 12:40

Encerramento do projeto contará com atividades recreativas no Parque Cesamar, Praça dos Povos Indígenas, Ginásio Ayrton Senna e Taquaruçu

Brincadeiras, balões coloridos, algodão doce e aquele cheirinho de pipoca prometem invadir parques e praças da Capital e aguçar os sentidos da criançada nesta sexta-feira, 26, com o encerramento do projeto ‘Palmas para o Brincar’. 

As atividades têm início às 9 horas, na Praça Tarcísio Machado, em Taquaruçu, com a turma ‘Amigos do jacarandá’. As crianças vão participar de diversas brincadeiras ao ar livre, explorando os elementos da natureza, como ateliê de artes com frutos e sementes, pescaria na areia e brincadeiras com água. 

Às 16 horas, as brincadeiras acontecem na Praça dos Povos Indígenas, com os ‘Amigos da amarelinha’. A partir das 16h30, será no gramado do Parque Cesamar, com a turminha ‘Amigos do pula corda’ e às 17 horas, na Praça do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, com os ‘Amigos do pega-pega’.  

A programação do dia inclui ainda contações de histórias, rodas de conversa com pais e responsáveis sobre a importância do brincar, além de brincadeiras com bambolês, cordas, blocos de montar, corrida de saco, pega-pega, coelhinho sai da toca, dança das cadeiras e bolhinhas de sabão. E para refrescar o dia, haverá distribuição de picolés para toda criançada.  

Segundo a diretora de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Priscila Machado, o projeto foi idealizado com a intenção de aplaudir Palmas no mês de seu aniversário, e anunciar que a cidade e as pessoas que nela moram acolhe, incentiva e valoriza o direito do brincar de todas as crianças palmenses. “Por isso, durante toda a semana nossas unidades desenvolveram as mais variadas propostas de brincadeiras e amanhã paramos todos para brincar, ocupando nossos espaços públicos para lembrar da importância de brincar o ano todo”, destaca. 

A secretária municipal da Educação, professora Fátima Sena, reforça que o poder público e a sociedade como um todo devem assegurar às crianças condições para que exerçam esse direito de brincar e ocupar os espaços públicos com segurança e acessibilidade. “Nosso papel é garantir que a criança tenha espaços seguros e acessíveis para que o brincar aconteça com alegria. Quando os pequenos brincam, desenvolvem a imaginação, a capacidade de organização, assimilação de regras e execuções psicomotoras. Por isso, nosso objetivo é espalhar o brincar pelos quatro cantos da cidade como um ato transformador e essencial”, conclui.