Educação promove capacitação para orientadores que atuam no ensino fundamental

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 25 de maio de 2023 às 06:44

Ação faz parte do plano de formação continuada 2023 da rede municipal de ensino

Com o tema ‘Conhecendo a rede de parceiros’, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoveu na tarde desta quarta-feira, 24, mais um módulo da formação continuada para todos os orientadores educacionais que atuam no ensino fundamental da rede municipal de ensino. A ação faz parte do plano de formação continuada 2023 da rede, elaborado com base nas principais necessidades existentes no ambiente escolar e visa capacitar os profissionais para o desenvolvimento de ações de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes e à evasão escolar.

Durante a formação, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a competência de cada um dos diversos órgãos da rede de prevenção e proteção que compõem o Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura da Paz (Nupav), objetivando promover o diálogo e a interação em rede entre a escola e os órgãos de proteção.

Segundo a coordenadora educacional da Semed, Adriana Dias, a necessária capacitação foi um momento de muito aprendizado e troca de experiências, em que os profissionais aprenderam sobre o papel de cada instituição e como podem se aproximar dessa rede de proteção. "O orientador educacional não trabalha sozinho, ele precisa conhecer bem essa rede de proteção para buscar apoio quando necessário", disse.

O evento contou com a presença da secretária da Educação Fátima Sena, da coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Arruda, da delegada da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Lucélia Maria Bento, da coordenadora do Instituto 18 de maio, Dayana Bindala, da delegada titular da Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (Deca), Ludmila Cesariano, da conselheira tutelar, Hiara Guimarães, do assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Daniel Barbosa e equipe técnica da Semed.

Nupav

O Nupav faz parte da estrutura da Semus e tem o objetivo de promover discussões sobre promoção da saúde, prevenção e intervenção das violências, o fortalecimento da rede de proteção e atenção às vítimas de violências, definição dos papéis dos serviços e atores da rede na corresponsabilização de reestruturação do fluxo de atendimento e na continuidade do cuidado de pessoas em situação de violências.

O Núcleo é composto por instituições governamentais e não governamentais.