Educação promove formação sobre Gestão de Recursos Públicos e Prestação de Contas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed | Publicado em 22 de maio de 2024 às 14:20

Diretores e coordenadores financeiros receberam informações fundamentais para a administração dos recursos financeiros que são destinados às escolas

A Secretaria da Educação Municipal de Palmas (Semed) promoveu nesta quarta-feira, 22, a formação com tema “Gestão de Recursos Públicos, Prestação de Contas e Execução dos Recursos Públicos” voltada aos diretores e coordenadores financeiros das unidades educacionais da rede municipal.

Os participantes receberam orientações e informações fundamentais para a administração dos recursos financeiros que são destinados às escolas. A formação foi conduzida pelos técnicos do setor de Licitações e Contratos e ministrada pela palestrante do Portal de Compras Públicas da Prefeitura Municipal de Palmas, a advogada Danielle Veríssimo, com a mediação da técnica Jakeline de Paula.

Dentro das abordagens do treinamento, foram tratadas as funcionalidades das ferramentas do Portal de Compras Públicas nas modalidades de licitações, em consonância com a nova Lei de Licitações, bem como as dispensas eletrônicas/presenciais dos procedimentos auxiliares de contratação, tais como: credenciamento das ferramentas de planejamento e de gestão de contratos, tendo como público-alvo os diretores das Unidades Educacionais de Palmas e presidentes das Associações Comunidade Escolas (ACEs) e Associações Comunidade Centros de Educação Infantis (ACCEIs).

De acordo com Jakeline de Paula, a correta gestão dos recursos públicos é essencial para o bom funcionamento das unidades escolares, por isso a importância dessa formação, que contribui para aprimorar a transparência, garantindo que todas as transações sejam realizadas de forma clara e acessível. “A intenção é auxiliar na eficiência na utilização dos recursos, capacitando os gestores para que utilizem os recursos de maneira mais eficiente, evitando desperdícios e maximizando os benefícios para a comunidade escolar e em conformidade Legal. Assegurando ainda que todas as ações estejam em conformidade com as leis e regulamentações vigentes, evitando penalidades e garantindo a legalidade dos processos”, destacou.

A advogada Danielle Veríssimo reforçou que promover uma melhor alocação dos recursos reflete diretamente na qualidade do ensino oferecido aos estudantes da rede municipal. “E esse momento foi mais um passo significativo para o fortalecimento da gestão financeira nas unidades escolares de Palmas. Ao capacitar gestores e coordenadores financeiros, a Semed reafirma seu compromisso com a transparência, a eficiência e a qualidade na utilização dos recursos públicos, contribuindo para uma educação pública de excelência”, afirmou.