Educadores avaliam benefícios do xadrez como ferramenta pedagógica nas escolas de Palmas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 20 de março de 2023 às 07:14

Educadores estão estimulando prática do jogo de tabuleiro que requer concentração e tomada de decisões

Professores da rede municipal de ensino de Palmas avaliam que utilizar o xadrez como ferramenta pedagógica tem sido bem atrativo para os alunos e produtivo para o aprendizado. Como a atividade requer concentração e tomada de decisões a todo instante, os educadores estão estimulando e utilizando cada vez mais a prática do jogo de tabuleiro, como atividade interdisciplinar para exercitar a atenção, memória, raciocínio lógico e a capacidade de interpretar dos alunos.

O professor de educação física da Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira, situada no distrito de Buritirana, Victor Fonseca, explica que com o xadrez, o aluno trabalha habilidades e conhecimentos já adquiridos. “Notamos que a prática do jogo contribui com a autoestima e a capacidade em idealizar as jogadas mediante os obstáculos propostos. No xadrez, conseguimos trabalhar o raciocínio, estratégia, criatividade e tomadas de decisões”, cita o educador relatando que o objetivo da atividade é ensinar os alunos as regras básicas do jogo.

A equipe de professores de educação física e matemática da Escola Municipal Beatriz Rodrigues, também utilizam o xadrez como ferramenta de aprendizagem e ainda nos jogos interclasses. Lorena Vilanova, professora de educação física da unidade, conta que incluir o jogo nas aulas foi também uma alternativa para que o nível de adesão dos alunos no esporte aumentasse, além de ser mais uma oportunidade para descobrir novos talentos. “O xadrez é uma atividade que pode ser praticada por todos independentemente de suas habilidades físicas. A participação deles foi muito boa durante os jogos, ficaram bem entusiasmados, mesmo aqueles que ainda não sabem jogar muito bem”, observa a educadora, reforçando os inúmeros benefícios da modalidade.

Outras habilidades também são desenvolvidas com a prática do xadrez. Em matemática, por exemplo, o jogo de tabuleiro é usado no estudo da geometria e dimensões espaciais; em história, na análise do capital, aspectos sociais e políticos; em educação física, na abordagem do fair play; e em artes, na criação do tabuleiro e suas peças. “Essas atividades têm um fundo pedagógico. No caso do xadrez, além de ajudar na sociabilidade das crianças, estimula a criação de estratégias utilizando a matemática”, reforça a coordenadora de projetos, Naires Lima.

Aluno do ensino fundamental da ETI Luiz Nunes de Oliveira, Nicollas Sá, fala sobre a sua experiência nas aulas. “O xadrez me ajuda bastante na concentração e melhora meus conhecimentos das matérias ensinadas na escola”, relata o estudante.