Eleição do Conselho Municipal de Juventude acontece neste sábado, 13

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Deni Rocha/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 12 de agosto de 2022 às 12:36

Para votar e concorrer a um assento no Comjuv, as entidades não governamentais devem estar devidamente legalizadas

A eleição do Conselho Municipal de Juventude (Comjuv) no biênio 2022/2024 será realizada neste sábado, 13, às 9 horas, na sede da Fundação da Juventude de Palmas (FJP), no Parque Cesamar.  Para votar e concorrer a um assento no conselho, as entidades não governamentais devem estar devidamente legalizadas e em funcionamento há, pelo menos, um ano, além de atenderem todas às exigências previstas no edital.  A reorganização do Conselho faz parte da Semana Municipal da Juventude, que termina no dia 14 de agosto com programação cultural.

O presidente da Fundação da Juventude de Palmas, Nélio Lopes, explica que o rito inicia com a escolha das instituições que vão compor o Conselho e em seguida será convocada a sessão plenária para composição da mesa diretora. “Cabe lembrar que depois de formado o Conselho, as instituições têm sete dias para indicarem seus representantes, sendo um titular e outro suplente para compor a mesa diretora”, disse.

A lista das instituições não governamentais que concorrem à Diretoria do Conselho Municipal de Juventude (Comjuv) no biênio 2022/2024 pode ser conferida no final do texto.

Comissão eleitoral

A comissão da eleição será composta pela Fundação Municipal da Juventude (FJP), que presidirá os trabalhos; pela Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Palmas (Fundesportes) e pela Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (Segov).

Os membros titulares e suplentes da comissão eleitoral serão indicados pelos gestores das pastas que a integram, e cabe a eles a definição das regras internas de trabalho necessárias para garantir a normalidade e lisura do processo eleitoral.

Os membros da Comissão Eleitoral vão desempenhar as funções inerentes à comissão concomitantemente com as atribuições de seus cargos, e não farão jus a pagamento pelas atividades, uma vez que são consideradas de interesse público relevante.

Comjuv

O Conselho Municipal de Juventude tem como finalidade formular e propor diretrizes de ações governamentais voltadas à promoção de políticas públicas para a juventude, fomentar estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil, interações e intercâmbio entre as organizações juvenis. O presidente da FJP, Nélio Lopes, destaca que a reorganização do Conselho Municipal da Juventude é importantíssima para a condução da política pública no município de Palmas. “O Comjuv é o local onde podemos ouvir e receber orientação da sociedade civil, dos movimentos de juventude, de como proceder enquanto gestão de políticas para nossos jovens”, disse.

“A reativação da entidade com a participação da juventude e dos grupos organizados é fundamental, porque dessa forma conseguiremos atender com maior eficiência a juventude palmense”, completou o presidente, ressaltando que é uma forma democrática de realizar uma gestão, priorizando a opinião da juventude.

Instituições

Atlética Suprema
Grêmio Estudantil Centro de Ensino Médio de Taquaralto
Instituto Nação Rap