Em audiência com presidente, prefeita Cinthia destaca importância de apoio aos municípios

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Secom | Publicado em 07 de março de 2023 às 10:08

Agendas institucionais foram elaboradas pela Frente Nacional de Prefeitos de articulação para a 84ª Reunião Geral da entidade

A prefeita de Palmas e vice-presidente de Relações Institucionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Cinthia Ribeiro, foi recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em audiência no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, 6, como parte da agenda preparatória para a 84ª Reunião Geral da FNP, que será realizada nos dias 13 e 14 deste mês. Lula confirmou presença no evento, que irá discutir assuntos comuns de interesse dos municípios brasileiros.

A comitiva da FNP foi composta, além da prefeita Cinthia, pelos prefeitos Edvaldo Nogueira, presidente da FNP e chefe do Executivo de Aracaju (SE), Edmilson Rodrigues (Belém/PA), Edinho Silva (Araraquara/SP), Bruno Reis (Salvador/BA) e o secretário-geral da FNP, Gilberto Perre.

A prefeita Cinthia Ribeiro afirmou que está muito confiante com os rumos da política brasileira e espera que os municípios recebam uma atenção especial do governo federal. “A cidade é onde as coisas acontecem. Ter este reconhecimento do Presidente da República é muito importante para nós prefeitos. Foi excelente contar com a sensibilidade, bom senso e vontade política do presidente Lula. Saímos renovados desta reunião e confiantes na promoção de um diálogo constante e propositivo com o governo federal”, afirmou.

O presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, considerou muito positivo o resultado do primeiro dia de audiências e comemorou o apoio recebido por parte do governo federal e, em especial, a confirmação da presença do presidente da República na agenda da FNP. “Foi uma reunião maravilhosa e muito produtiva. Convidamos o presidente Lula, mais uma vez, para fazer parte da nossa Reunião Geral, que acontecerá nos dias 13 e 14 de março, e ele já garantiu presença, juntamente com ministros. Também levamos temas que são de extrema importância para as cidades brasileiras, como a Reforma Tributária, quando frisamos a necessidade de uma reforma que leve em consideração os municípios brasileiros e que envolve os três entes federativos.”

Na audiência com Lula, a FNP falou sobre a necessidade da retomada das obras em áreas essenciais e, segundo Nogueira, o presidente solicitou que a entidade apresente uma relação das intervenções necessárias nos municípios. Essa relação será entregue ao Governo Federal na 84ª Reunião Geral na semana que vem.

Agenda
A rodada de audiências da direção da FNP teve início com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. O fortalecimento do Sistema Único de Saúde e o financiamento da saúde pública são temas comuns de todos os municípios. Além do presidente Lula, a comitiva também foi recebida pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Na sequência foram recebidos pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em sua Residência Oficial. Depois pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, em seu gabinete. A agenda do dia foi encerrada com uma audiência no Ministério da Educação (MEC), com o ministro Camilo Santana.