Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, Procon faz visita educativa em shoppings e lojas de rua

Procon Palmas

Autor: Procon Palmas | Publicado em 15 de março de 2024 às 14:12

A ação contou com orientação e entrega de Códigos de Defesa do Consumidor para comerciantes e consumidores da Capital

Com o intuito de fortalecer o trabalho que o órgão vem realizando, nesta sexta-feira, 15, o Procon Municipal de Palmas promoveu ação nos shopping e principais avenidas de comércio da Capital em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor. Durante todo o dia a equipe técnica fez a distribuição de fôlderes e Códigos de Defesa do Consumidor (CDC) para comerciantes e consumidores.

A iniciativa do órgão em estar nas ruas foi considerada importante, conforme avaliou o lojista Saulo de Melo Braga. "Tivemos uma orientação importante sobre a precificação dos produtos que ofertamos na loja e também fomos presenteados com um Código de Defesa do Consumidor. Estou satisfeito com a visita educativa que o órgão fez no meu estabelecimento, pois, nós, lojistas, muitas vezes necessitamos do Procon para nós defender também”, destacou.

Além de orientar os comerciantes sobre os direitos e deveres relacionados às relações de consumo, o órgão tirou dúvidas e informou aos consumidores como realizar compras conscientes e regras vigentes ao adquirir produtos nas lojas físicas e online. A auxiliar de serviços gerais Ariana Sousa Torres não tinha conhecimento do direito de arrependimento para compras realizadas de forma online. “Eu não sabia que tinha direito de devolver um produto comprado pela internet. É muito bom ser informada dos meus direitos,” disse.

De acordo com o superintendente do Procon Municipal de Palmas, Rafael Dias, ações como essa são de grande relevância para conscientizar os consumidores, com relação as questões de interesse tanto dos consumidores quanto dos fornecedores. “O nosso papel é educar a população e informar sobre as relações de consumo para que possam fazer uso dos seus direitos. Com os fornecedores, a ação serve para explicar que o órgão não serve apenas para multar, pois devem observar o que preconiza o CDC para evitar problemas nas relações de consumo e manter as boas práticas", informou.