Em eleição virtual Comdipi renova sua representação da sociedade civil

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 06 de agosto de 2020 às 19:24

Dez instituições concorreram às sete vagas para atuar no biênio 2020-2022

Sete entidades foram eleitas e irão renovar a representação da sociedade civil no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas (Comdipi) no biênio 2020-2022. A eleição virtual para definir quem ocuparia essas cadeiras na entidade aconteceu na tarde desta quinta-feira, 06. A posse das entidades eleitas se dará, no formato virtual, no dia 12 de agosto de 2020, às 14 horas, através do aplicativo zoom.

“O Comdipi é uma importante ferramenta de participação e controle social e estamos felizes por essa eleição e pela participação de dez entidades concorrendo a estas sete vagas. Palmas tem se empenhado em oferecer políticas públicas que melhorem a qualidade de vida e respaldem a garantia dos direitos da pessoa idosa”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Simone Sandri.

Na votação foram definidas duas entidades para representação na modalidade ‘instituição de Defesa de Direitos’, sendo escolhidos o Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM) e a Associação do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoa com Deficiência (AMPID), após receber nove votos cada.

Para a vaga de ‘instituição de Atendimento à Pessoa Idosa’ foi eleita a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), com seis votos. Já as duas vagas na modalidade ‘Conselho de Profissional de Classe’ serão ocupadas pelo Conselho Regional de Psicologia da 23ª Região (CRP) e pela Ordem dos Advogados Seção Tocantins (OAB-TO), ambos com nove votos.

A vaga de ‘Fundação de Ensino e Pesquisa’ será preenchida pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), que teve sete votos e a vaga para ‘Associações Comunitárias’ será inteirada pela Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade do Tocantins (ABCMI-TO), com sete votos.

Comdipi

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) foi criado pela Lei nº 842, de 8 de outubro de 1999 e alterado pela Lei nº 2.199, de 9 de dezembro de 2015. Implantado no ano de 2008, o Conselho é órgão colegiado de caráter consultivo permanente, deliberativo, fiscalizador e normativo da Política Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O corpo do conselho é composto por 14 membros e seus respectivos suplentes, sendo sete representantes de entidades públicas municipais e sete da sociedade civil organizada e seus respectivos suplentes.

Trata-se de um órgão colegiado, paritário, com caráter consultivo permanente, deliberativo, fiscalizador e normativo da Política Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em consonância com a Política Nacional e Estatuto do Idoso.