Em evento com líderes locais da América Latina, Cinthia Ribeiro defende revisão do pacto federativo

Gabinete da Prefeita

Autor: Assessoria de Imprensa do Gabinete da Prefeita | Publicado em 17 de novembro de 2022 às 16:20

Defesa do protagonismo das cidades no enfrentamento das emergências climáticas ocorreu durante painel na COP 27 nesta quinta-feira, 17, encerrando a participação da comitiva de Palmas na conferência

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, defendeu o protagonismo dos governos municipais e uma revisão do pacto federativo, para que as cidades possam enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. A defesa foi feita durante um painel com a participação de líderes locais da América Latina, nesta quinta-feira, 17, na COP 27, em Sharm El Sheikh, no Egito, encerrando a participação da comitiva da Prefeitura de Palmas na conferência internacional. 

“É preciso que aconteça, com urgência, a revisão do pacto federativo. É nas cidades que as coisas acontecem, é ali que o povo vive. Nós, gestoras, temos muitas responsabilidades e atribuições, mas, quando analisamos o cenário de forma macro, percebemos que os repasses precisam aumentar”, disse a prefeita, reforçando que os municípios precisam de recursos para atuar diante das emergências climáticas.

 

Cinthia Ribeiro representa os municípios da América Latina em reunião ministerial na COP 27

Prefeita Cinthia Ribeiro participa de painel sobre eficiência energética na COP 27

Comitiva de Palmas apresenta projetos ambientais e visita stands institucionais na COP 27

 


Cenário

As cidades estão na vanguarda da busca por soluções para enfrentar os impactos negativos das emergências climáticas. A exemplo da governança multinível, soluções baseadas na natureza, engajamento das partes interessadas e transição circular. 

A participação da prefeita Cinthia no painel “Soluções baseadas na natureza e estratégias de desenvolvimento circulares para enfrentar a emergência climática” serviu também para apresentar projetos desenvolvidos na Capital do Tocantins que vão ao encontro dos esforços locais para mitigar os danos ambientais. Entre eles, o Palmas Recicla, Mudança de Matriz Energética e Regularização Fundiária Sustentável. 


Participação 

O secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, fez a mediação da sessão que contou ainda com a participação dos prefeitos chilenos Carolina Leitão (Peñalolén) e Gonzalo Duran (Independencia); Russell J. Garay, chefe de gabinete da prefeitura de Tegucigalpa, capital de Honduras; Sayda Rodriguez, secretária de Desenvolvimento Sustentável de Yucatan (México); Oscar Leggs, prefeito de Los Cabos (México); Alejandra Bolio, diretora de Desenvolvimento Sustentável de Mérida (México) e René Bedón, conselheiro de Quito (Equador), que participou de forma virtual.

A participação de Cinthia Ribeiro na COP 27 foi a convite da rede global ICLEI. A prefeita de Palmas também representou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na conferência internacional.