Em Palmas, atividades do projeto Mais Saúde movimentaram a Vila Agrotins neste sábado

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 23 de abril de 2022 às 15:29

Moradores tiveram acesso a diversos atendimentos  e vacinação; animais também foram vacinados com a antirrábica

O sábado para as famílias que moram na Vila Agrotins, na região sul de Palmas, foi de compromisso para colocar a saúde em dia. Logo no início da manhã, a movimentação na Chácara 20, localizada na Rua 1, do setor, foi intensa. Reunidas, as famílias compareceram na ação da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) dentro do projeto Mais Saúde, que leva suas atividades para diversas localidades da Capital, facilitando, dessa forma, o acesso aos serviços disponibilizados nas Unidades de Saúde da Família.

Iniciada às 8 horas da manhã, a ação deste sábado, a segunda do projeto Mais Saúde na Vila Agrotins, disponibilizou os seguintes serviços: consulta médica com clínico geral; testagem para covid-19; orientação de saúde bucal com entrega de kits contendo escova de dente, creme dental  fio dental e dispensação de medicamentos.

A ação contou com a presença do Busão para atualização da caderneta de vacinação; imunização contra a Covid-19 para crianças de cinco a 11 anos; população acima de 12 anos e quarta dose para idosos acima de 80 anos. Também foram administradas doses da vacina influenza para os profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos. Além dos atendimentos de saúde humana, a Semus agregou à  ação deste sábado a vacinação antirrábica e a testagem de leishmaniose visceral (calazar). A ação foi encerrada às 16 horas.

A servidora pública municipal Maria de Jesus Hipólito de Oliveira, 38 anos, o marido Márcio Augusto Silva, 48 anos, e a filha Ana Lívia, 08 anos, chegaram no início da manhã. Ana Lívia recebeu orientações de saúde bucal e encaminhamento para realizar exames de rotina. O pai dela consultou com o clínico geral. “A gente trabalha durante a semana e ter essa ação perto de casa no sábado ajuda demais, pois, assim não faltamos ao serviço", observou Maria de Jesus.

A Sandreane Moraes dos Santos, 34 anos, e o marido,Eduardo Carneiro, 25, também aproveitaram o sábado e colocaram as vacinas da covid-19 em dia e a caderneta de vacinação da filha, Maitê Elisa, 11 meses. “Agora, vamos buscar nosso animal de estimação para ser vacinado", disse Sandreane ao ser informada que a equipe da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) estava no local vacinando contra a raiva animal  e fazendo testes rápidos de leishmaniose visceral (calazar).

Acompanhada de dois netos e dois bisnetos, a dona Maria Rodrigues deu uma pausa no trabalho doméstico e levou todo mundo para receber orientação de saúde bucal. Com os olhinhos atentos, a criançada ainda recebeu kit de saúde bucal  e brinquedos.

Antirrábica

Aos poucos, os moradores também trouxeram seus bichos de estimação para serem vacinados e passarem pela testagem da leishmaniose. Para os que testaram positivo, a equipe técnica da UVCZ prestou as orientações e  informou que o material coletado será encaminhado para o laboratório municipal para verificar se o resultado não foi um falso positivo.

Ampliação

Com avaliação positiva da ação na Vila Agrotins, a diretora da Vigilância em Saúde da Semus, Maressa Castro, observou que o diferencial da ação deste sábado foi agregar os serviços já oferecidos com a vacinação antirrábica e a testagem para leishmaniose visceral (calazar). A Diretora ressaltou o trabalho conjunto realizado pela Semus, com a associação de moradores do bairro, que propiciou a mobilização. “Nossa meta é continuar e ampliá-las. Assim, o cidadão terá ainda mais acesso aos atendimentos da rede municipal de saúde de Palmas”.