Em Palmas, maioria das mortes por covid-19 é de pessoas não vacinadas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 29 de março de 2023 às 15:27

Soma considera óbitos ocorridos após início da vacinação em janeiro de 2021

Desde o começo da vacinação contra a covid-19 em janeiro de 2021, morreram 515 pessoas em Palmas por conta de complicações da enfermidade. Do número de vítimas, 70% (361) não tinham tomado nenhuma dose das vacinas disponíveis contra a doença e 11,07% (57 óbitos) são de pessoas que haviam tomado apenas uma dose dos imunizantes disponíveis. As informações são dos boletins semanais da Coordenação das Doenças Imunopreveníveis (Imuno Palmas) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus).

Do início da pandemia até esta terça, 28, a Capital soma 752 óbitos pela covid-19. A taxa de letalidade entre 88.690 casos confirmados é de 0,85%. Para Fernanda Fernandes, coordenadora da Imuno Palmas, a vacinação é a melhor estratégia para evitar agravamentos e mortes provocadas pela doença, bem como as hospitalizações.

“Precisamos estar com o esquema vacinal em dia para garantir a nossa proteção e de todos contra essa doença que ainda pode levar a quadros mais graves e infelizmente evoluir para óbito. Não deixe de procurar sua unidade para se vacinar”, afirma.

Em Palmas, a vacinação é oferecida para toda a população acima dos 6 meses de vida. A programação completa das unidades pode ser conferida aqui. A Semus reforça que a imunização coma  Pfizer bivalente tem sido oferecida em todas as salas de vacina das USFs da Capital. Confira a elegibilidade para o imunizante

Até esta segunda-feira, 27, na Capital, 595.879 pessoas tomaram vacinas contra a covid-19, sendo que 242.668 se vacinaram com a primeira, 214.295 com a segunda e 138.916 com a terceira, quarta ou dose adicional.