Em Palmas, monitoramento das arboviroses informa 119 novas notificações de casos de dengue

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 07 de dezembro de 2022 às 17:16

Boletim também registrou 39 casos suspeitos de chikungunya e cinco de zika

O Boletim Epidemiológico dos Agravos Transmitidos por Vetores de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informa que na 48ª semana, entre 27 de novembro e 3 de dezembro, foram notificados 119 novos casos suspeitos de dengue, 39 de chikungunya e cinco de zika. No acumulado do ano, o documento registrou até essa terça-feira, 6, 22.109 notificações de dengue, 5.576 de chikungunya, 889 de zika e sete de febre amarela. A Semus informa que os dados são parciais e estão sujeitos a alterações. O documento na íntegra pode ser conferido aqui.

A Semus observa que, embora não tenham sido notificados casos suspeitos de dengue com sinais de alarme ou gravidade na 48ª semana epidemiológica, a população deve redobrar o combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, especialmente agora neste período de chuvas mais intensas.

O ideal é reservar um tempo diariamente ou pelo menos uma vez na semana para eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. A Semus solicita a colaboração da população para que permita o acesso do agente de combate às endemias em sua residência ou estabelecimento comercial.

Os principais sinais das enfermidades provocadas pelas arboviroses são febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e articulares. Em casos suspeitos, a  recomendação é de evitar a automedicação e procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência ainda no início dos sintomas.